Uma democracia só se fortalece com imprensa livre e independente

Este ano, foram 137 casos de violência contra jornalistas no mundo, sendo que 62 deles foram de agressões físicas a repórteres ou editores

 15/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:52

Logo da Rádio USP

Casos de violência contra jornalistas estão se tornando comuns em diversas partes do mundo, sob o comando de líderes autoritários, e o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta, na edição de hoje, seu ponto de vista.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou um levantamento, mostrando que houve 137 casos de violência contra jornalistas neste ano, sendo que 62 deles foram de agressões físicas a repórteres ou editores. “Esse fato acontece em várias partes do mundo, uma hostilidade contra o jornalismo independente e contra a apuração de fatos verdadeiros em sua divulgação, que pode ter consequências trágicas não só para os indivíduos alvos dessas agressões, como também para as próprias sociedades em que trabalham e vivem. Uma democracia só se fortalece com imprensa livre e independente”, observa Lins da Silva.

De acordo com o professor, devido à polarização ideológica que vem acontecendo em vários países, esses acontecimentos parecem não ter mais importância. “Infelizmente, um número cada vez maior de países está sob o governo de pessoas que adotam esse tipo de violência.”

Ouça, no link acima,  a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.