Gamebook de ciências permite a leitor-jogador decidir o desfecho da história

Desenvolvido por centro de pesquisa da USP, “O Mistério do Sr. Gratus” aborda conceitos sobre ecologia e inflamação

 08/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/07/2019 as 15:57
Tela do jogo Mistério do Sr. Gratus, desenvolvido por centro de pesquisa da USP – Foto: Reprodução/Google Play

.

Equilíbrio ecológico, evolução e inflamação são temas comumente trabalhados em sala de aula. Mas e se os estudantes tivessem uma ferramenta mais divertida para entender esses e outros assuntos relacionados à ciência? Essa é a proposta de O Mistério do Sr. Gratus, um gamebook digital desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid) e pela StoryMax com o apoio do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

Baseada no sucesso do jogo Immuno Rush, lançado pelo Crid em 2016, O Mistério do Sr. Gratus é um livro digital interativo que permite escolher diversas possibilidades de caminhos para o personagem principal e assim construir diferentes desfechos para a história. Nele, o leitor atua como um leitor-jogador, ou seja, é o protagonista da história e não tem um caráter passivo, como nos livros tradicionais.

+ Mais

Game ajuda a entender conceitos do sistema imunológico

O livro conta a história de Amanda, uma garota curiosa e corajosa que, acordada numa manhã por sua gata, mergulha em uma aventura cheia de mistério. As descobertas e aprendizados da menina vão fazê-la entender que o futuro é feito de pequenas escolhas diárias e depende de cada um de nós.

O roteiro foi desenvolvido pelo jornalista especialista em divulgação da ciência Carlos Orsi, com revisão da pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo, Natália Pasternak Taschner.

Ao todo, são 46 telas com conteúdo literário e dez possibilidades diferentes de ler e criar a história, além de um mapa em que o leitor pode ver o trajeto percorrido e quais opções ainda não acessou. Paralelamente, ele também pode consultar um glossário de 15 telas com informações sobre temas como cadeia alimentar, equilíbrio ecológico, inflamações e evolução pela seleção natural.

O Mistério do Sr. Gratus está disponível gratuitamente na versão desktop e para dispositivos de celulares Android e na Play Store.

Thais Cardoso / Assessoria de Imprensa do IEA Polo Ribeirão Preto

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.