Game ajuda a entender conceitos do sistema imunológico

No Immuno Rush, o jogador tem o desafio de proteger o corpo humano atuando como comandante do sistema imune

 07/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:01
Foto: Divulgação
Immuno Rush é um jogo gratuito criado pelo Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP com apoio da Fapesp – Foto: Divulgação

.
Os jogos, de um modo geral, estão cada dia mais conquistando o gosto das crianças, jovens e adultos. Celulares, videogames e computadores são algumas das ferramentas utilizadas pelos fãs dos games. No entanto, enganam-se aqueles que acreditam que os jogos são apenas para diversão.

Atualmente, eles são vistos por profissionais de diversas áreas como mais uma forma de incentivar, facilitar e auxiliar o aprendizado das pessoas. Assim, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid) – sediado na USP em Ribeirão Preto e um dos Centros de Pesquisa e Difusão financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – desenvolveu um jogo gratuito para computadores, que apresenta aos jovens e adultos conceitos e informações sobre o sistema imunológico do ser humano.

Segundo o educador Juan Azevedo, do Crid, o fator mais importante do jogo é provocar, de modo lúdico, a curiosidade e a vontade de aprender do jogador. “Ao ter contato com a área de imunologia durante o jogo, esperamos que o jogador se sinta compelido a buscar mais informação e que desperte o interesse pelo assunto. O caráter de estratégia do game também proporciona ao jogador a possibilidade de aprimorar sua capacidade de planejamento e de tomada rápida de decisão”, afirma Azevedo.

CRID_ImmunoRushNo Immuno Rush, como foi batizado, os inimigos percorrem um caminho e para evitar que cheguem ao final do trajeto, o jogador deve construir torres de defesa. O caminho são partes do corpo, como pele, coração, pulmão, por exemplo, que sofrem com o ataque de diversos invasores, ou seja, os inimigos, que são as bactérias e os vírus.

Para evitar que os inimigos percorram o caminho completo, é preciso construir as torres, representadas pelas células de defesa, como linfócitos e macrófagos, que formam o sistema imunológico humano. Conforme o jogador vai passando as fases, os invasores vão ficando mais fortes e diferentes células de defesa vão surgindo, exigindo, assim, que o jogador elabore estratégias cada vez mais complexas para vencê-los.

Além disso, o game tem uma seção chamada Enciclopédia, na qual o jogador pode ler e se informar um pouco mais sobre os invasores e sobre as células de defesa do corpo humano.

Para criar o jogo, Azevedo fez parceria com Vicente Vieira, diretor do Manifesto Games, estúdio de produção de jogos digitais. De acordo com Vieira, o desenvolvimento do jogo durou aproximadamente quatro meses e foi iniciado com a elaboração do conceito do projeto.

“Nesta etapa, delineamos o funcionamento do game com o propósito de promover uma experiência divertida e, ao mesmo tempo, fomentar processos de aprendizagem com relação ao tema de imunologia”, esclarece. Depois de pronto o conceito, a equipe do estúdio de produção construiu o jogo. “Ele foi amplamente testado e aperfeiçoado com o público-alvo para validar a experiência proposta e testar o potencial de ensino”, conta o diretor.

Interessados em jogar pelo computador, cliquem aqui. Já para celular, o jogo está disponível no Google Play e na Apple Store.

Mais informações: (16) 3315.9051 / 4526

Gabriela Vilas Boas / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.