Em um mundo desigual, os direitos humanos são respeitados e desrespeitados da mesma forma

Eles são desigualmente respeitados ou desigualmente desrespeitados, teoriza o professor Alberto do Amaral

 02/10/2018 - Publicado há 5 anos

Os direitos humanos são respeitados hoje no mundo? Em parte, responde o professor Alberto do Amaral, para quem “os direitos humanos são desigualmente respeitados ou desigualmente desrespeitados”. Há países que os respeitam mais, como também há países que os respeitam menos. A verdade, porém, é que enfrentam grandes desafios, conforme o prisma sob o qual são analisados. A liberdade, seja de pensamento, seja religiosa ou de imprensa, é um direito combatido por muitos governos. O mesmo acontece com os direitos econômicos e sociais – enquanto há países que avançaram nessa questão, em outros, como é o caso do Brasil, “as diferenças são abissais entre as classes e os grupos sociais”.

A própria participação política é restrita em vários países, à medida em que crescem no mundo os regimes autoritários. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Um Olhar sobre o Mundo.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.