André Luiz Machado de Lima fala sobre a chanchada brasileira

André Lima analisa a chanchada como o encontro do urbano e do rural nas produções cinematográficas do Brasil dos anos 1950

31/05/2021 - Publicado há 5 meses  Atualizado: 10/06/2021 as 12:23
Por

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista André Luiz Machado de Lima, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Ele fala sobre o diálogo da chanchada brasileira com a mídia (o rádio, a imprensa, a televisão e o cinema), nos anos 1950, e o encontro do rural e do urbano apresentado nos filmes.

“A chanchada mesclou o popular, o culto e os meios de comunicação de massa em suas comédias, transportando para o cinema matrizes culturais em conflito, colocando em evidência a cisão entre elite e povo no cenário urbano-industrial brasileiro dos anos 40 e 50, em que costumes urbanos se misturavam aos rurais, histórias míticas (greco-romanas) se fundiam com tipos brasileiros e o Carnaval se mesclava com paródias a gêneros de filmes norte-americanos”, explica André Lima.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.