Plano para lidar com desastres só é feito onde risco é “intolerável”

5.570 municípios do País não contam com plano de gestão de riscos de desastres naturais para otimizar recursos

 27/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59,4% dos municípios do País não contavam com planos de gerenciamento de riscos de desastres em 2017. Em entrevista à Rádio USP, Agostinho Ogura, geólogo formado pela USP e diretor de Inovação e Negócios no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, explica o que são os planos de gestão de riscos e como são implementados.

O especialista comenta que os planos podem ser feitos com o intuito de prevenir desastres através do monitoramento de situações de riscos. Outra vertente de planejamento é através de reformas estruturais, onde é feito o mapeamento das áreas de risco e o investimento em urbanização e infraestrutura através de obras de contenção.

Contudo, um planejamento desse porte carece de investimentos. Os planos de gestão de riscos não são prioritários para todos os municípios, e os que se encontram em situação mais crítica são os que recebem os recursos.

Ouça no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.