Orquestra de Câmara da USP faz dois concertos neste fim de semana

Com presença do flautista André Cortesi, exibições ocorrem na sexta-feira e no sábado, com entrada gratuita

27/09/2018 - Publicado há 6 anos
A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP é regida desde 2001 por Gil Jardim – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP fará duas apresentações neste fim de semana. Nesta sexta-feira, dia 28, às 12h30, ela faz concerto no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. No sábado, dia 29, às 17 horas, o concerto será na Paróquia São Luís Gonzaga, também em São Paulo. Os dois espetáculos são gratuitos e abertos a qualquer interessado.

Nas duas ocasiões, a Ocam apresentará duas obras do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) – a Abertura Egmont, Opus 84, com regência de Enrico Ruggieri, e a Sinfonia nº 8 em Fá Maior, Opus 93, com regência de Gil Jardim – e o Concerto para Flauta em Ré Menor (Wq. 22), do também alemão Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), que terá como solista o flautista André Cortesi.

O flautista André Cortesi – Foto: Maristela Martins

Conhecido por seu ecletismo, Cortesi transita nas diversas vertentes da música contemporânea, barroca (executada em instrumentos históricos), popular e orquestral. Ele tem mestrado pela Hochschule fur der Kunst (Zurique) e pelo Conservatório Real de Bruxelas. Formado em Flauta Transversal pela Escola de Música de Piracicaba (SP), cursou bacharelado na ECA e possui diploma de Concerto com menção honrosa pela Haute École de Musique de Genebra. Teve entre seus professores Antonio Carlos Carrasqueira, José Ananias, Grace Bush, Philippe Racine, Barthold Kuijken e Aurèle Nicolet.

O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, em São Paulo. A Paróquia São Luís Gonzaga fica na Avenida Paulista, 2.378, Cerqueira César, em São Paulo.