Disco “Casa do Chapéu” de Cacai Nunes tem influência de diversos ritmos musicais

Violeiro pernambucano explora rock, forró, choro e samba em suas composições

 13/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Casa do Chapéu, de Cacai Nunes, violeiro pernambucano radicado em Brasília. Em seus trabalhos, Nunes procura explorar a viola brasileira com pluralidade, mostrando-a como um instrumento versátil e com grande potencial harmônico e melódico.

O disco Casa do Chapéu foi gravado em 2013 e nele o violeiro deixa claro suas influências musicais do rock, do choro, do samba, da música instrumental universal e tantas outras a que todo músico brasiliense é amplamente exposto. Traz também a sonoridade da viola incorporada a uma linguagem musical livre e espontânea, somada à força dos tambores sagrados do candomblé.

As músicas apresentadas no programa são Casa do Chapéu; Lobo Guarânia; Cabaceiras; Sopro; Inhuma do Cocho”; Forró sem Aperreio; Flor de Peregum; Tudo Alterado; Eleanor Rigby; Perobeira-Maria e Tá com pressa, boiada?.

O Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.