O Brasil não controla o uso excessivo de agrotóxicos

A clordecona é um inseticida usado na fruticultura causando cânceres, além de fetos com malformação

 12/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O professor José Eli da Veiga, na coluna Sustentáculos de hoje, fala sobre o agrotóxico clordecona usado amplamente no Brasil e proibido nos Estados Unidos desde 1975.

O clordecona é um inseticida muito usado na fruticultura com um efeito terrível nas populações contaminadas. O professor lembra do caso da Martinica e Guadalupe, “dois territórios onde os cânceres batem recordes, desregulou o sistema hormonal de praticamente toda a população, além disso há fetos com malformação e até a possibilidade de mudança genética”.

Eli da Veiga cita o caso do processo movido contra a Monsanto e questiona: quando os tribunais dos Estados Unidos e da Europa derem ganho de causa às vítimas da Monsanto o Brasil vai levar isso em conta imediatamente?

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Sustentáculos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.