Pró-Reitoria de Graduação pretende avançar muros da Universidade

Programa Aprender na Comunidade e 4º Congresso de Graduação procuram promover interdisciplinaridade na USP

04/07/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

O Jornal da USP no Ar entrevista o pró-reitor de Graduação da USP, professor Edmund Baracat, que apresenta duas iniciativas para promover a excelência dentro e fora da Universidade: o programa Aprender na Comunidade e o 4º Congresso de Graduação da USP, que acontece nos dias 4 e 5 de julho.

O programa extramuros Aprender na Comunidade, que conta com a participação das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e de Cultura e Extensão, possui o objetivo de apoiar as ações das unidades, estimulando as práticas profissionais dos estudantes dentro e fora dos muros da USP. Segundo o professor, o programa pretende que o estudante desenvolva uma convivência com a comunidade em seus diferentes aspectos, ampliando sua responsabilidade social.

São três categorias de projetos que se encaixam no programa: os específicos, realizados por diferentes cursos de uma mesma unidade e que são estimulados a se ampliarem e promoverem a interdisciplinaridade; os integrados, que envolvem cursos de mais de uma unidade; e os consolidados, que já existem e possuem um histórico de impacto na sociedade, e que devem ser estimulados para que deem luz a políticas públicas.

Os editais para inscrição de projetos serão anuais e as atividades devem ter início em outubro.

Seguindo a linha de aperfeiçoamento da Universidade, acontece o 4º Congresso de Graduação, com o objetivo de aprimorar o ensino através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Na programação, haverá o workshop A USP e o Ensino Médio, exclusivo para professores do ensino médio, no qual será apresentado o que a Universidade pode oferecer no que diz respeito à tecnologia de ensino. Outro tema importante a ser debatido é a saúde mental. Professor Baracat comenta que o bem-estar do estudante é um assunto que precisa ser discutido.

Além disso, a programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e a apresentação de parte dos projetos extramuros que são desenvolvidos na Universidade.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.