Expressão das raízes do Mato Grosso é o som do “Revoredo”

Violeira Helena Meirelles era conhecida pela grande expressão cultural da região do Mato Grosso do Sul

 18/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O programa Revoredo desta semana é dedicado ao trabalho da matogrossense Helena Meirelles, que em 1993, foi eleita pela revista americana Guitar Player como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas.

Entre suas principais obras está o CD Raiz Pantaneira: A volta da Guira Campana; Àgua parada; 1º de Maio; Fandango em Porto; Rincão Guarani; Dona Dalva; Rio Negrinho; A família arrastapé; Nhá Lorona; Acampamento Cerrollon; Capelinha branca; Viradouro; Epitaciana e Guiomar.      

O Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Por: Júlia Gracioli

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.