Ex-reitor da USP é novo secretário de Saúde do Estado de São Paulo

Marco Antonio Zago substitui o médico infectologista David Uip, que reassumirá a Diretoria-Geral da Faculdade de Medicina do ABC

 18/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/04/2018 as 11:55
Por
Marco Antonio Zago foi reitor da Universidade de 2014 até janeiro deste ano – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago, é o novo secretário Estadual de Saúde. A nomeação foi publicada hoje, dia 18 de abril, no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Zago substitui o médico infectologista David Uip, que deixou o cargo para reassumir a Diretoria-Geral da Faculdade de Medicina do ABC.

Zago, que foi reitor da Universidade no período de 2014 a 2018, é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e células-tronco mesenquimais.

Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pró-reitor de Pesquisa da USP, presidente e diretor científico da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.