Para reitor, inovação é ferramenta para o profissional do século 21

Coordenador da Agência USP de Inovação diz que a USP tem no seu DNA participação no processo de inovação

jorusp

Vahan Agopyan,  Reitor da Universidade de São Paulo, Antonio Marques, Coordenador da Agência USP de Inovação, com apresentação de Verônica Lopes e Roxane Ré – Foto: Cinderela Caldeira / USP Imagens

O Momento USP Inovação desta semana promoveu um debate com o reitor da Universidade e o coordenador da Agência USP de Inovação sobre o contexto atual da inovação na Universidade de São Paulo. Conforme avaliação do reitor Vahan Agopyan, o tema está intimamente relacionado à transformação do conhecimento desenvolvido nas faculdades em benefícios para a sociedade o que, para ele, é um dever das universidades públicas. O professor lembra, ainda, que a preocupação com o assunto é constante desde os tempos de fundação da USP.

Antonio Carlos Marques, coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), completa dizendo que “a USP tem no seu DNA a participação no processo de inovação do Estado e do País”. A Auspin, revela Marques, não produz inovação: ela atua como mediadora, compreendendo as expectativas da comunidade universitária e da sociedade e ponderando as iniciativas pelas quais pode atuar no desenvolvimento de inovação.

Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Sobre o patenteamento de conhecimentos gerados por pesquisadores da USP –, responsável por 22% da produção científica nacional – , o professor Vahan Agopyan diz ser uma prática comum às universidades do mundo todo, que pretendem garantir a “paternidade” de uma ideia ou produto inovador, sem visar a possíveis lucros com a medida. Ainda segundo o reitor, a Universidade de São Paulo não está preocupada com sua posição no ranking mundial de patentes e, sim, com a qualidade de conhecimento que foi transferido para a sociedade.

Como medida de incentivo à inovação e à pesquisa científica, foi publicado pelo governo federal, em fevereiro de 2018, o decreto de regulamentação da Lei de Inovação. O reitor avalia a legislação a esse respeito muito positivamente, pois havia insegurança jurídica, o que estimulou sua atualização. Como resultado, Agopyan diz que a interação entre desenvolvedor e beneficiário do conhecimento está sendo estimulado.

Marques concorda com o otimismo em relação ao decreto e acrescenta que parte dessa legislação se baseou em posições já adotadas anteriormente pela Universidade. Ele lembra, porém, que a USP possui normas e regulamentos internos que entram em conflito com essas leis maiores, em geral mais permissivas. Cabe aos responsáveis, agora, um esforço para definir os contornos dessa sistemática, o que tem sido feito pela Reitoria.

Antonio Carlos Marques – Foto: Divulgação / Auspin

Concluindo, o reitor entende o pilar de sustentação da USP como sendo o conhecimento circulante dentro da Universidade. A inovação seria, nesse contexto, uma das ferramentas como são a interdisciplinaridade e a internacionalização de formação do profissional do século 21. O professor Agopyan diz que os cursos devem tratar dessas questões, não por meio de disciplinas específicas, mas, sim, pela vivência de uma prática cotidiana, por parte de professores e alunos.

Marques acredita ser a inovação uma consequência natural da produção de conhecimento. Compete à Universidade e à Auspin o estabelecimento e a fixação dessa cultura inovadora, por meio do estímulo e capacitação dos alunos, desde o momento do seu ingresso no curso. Segundo o professor, inovação e empreendedorismo andam juntos e todo pesquisador é um empreendedor nato.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Faculdade de Medicina (FM) e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo (FM 93.7), em Ribeirão Preto (FM 107.9), pela internet ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.