MAC inaugura restaurante com vista panorâmica de São Paulo

O restaurante tem capacidade para 120 lugares e faz parte do complexo gastronômico do Museu

03/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:05
(Da esq. p/ dir.) O reitor Vahan Agopyan; o diretor do MAC, Carlos Roberto Ferreira Brandão; e o empresário Leonardo Sanchez – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi inaugurado, no dia 2 de abril, o Restaurante Vista, localizado no último andar do prédio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O restaurante tem capacidade para 120 lugares e faz parte do complexo gastronômico do MAC, que já conta com uma cafeteria, o Vista Café, inaugurada em julho do ano passado.

O novo espaço ocupa área de 2.200 metros quadrados, sendo 800 metros quadrados de área coberta e 1.400 metros quadrados a céu aberto, com vista panorâmica da cidade de São Paulo. Um bar, batizado de Bar Obelisco, também compõe o ambiente. Em setembro, deverá ser inaugurado o Bar do Mar, focado em peixes e similares.

Tanto o café como o restaurante são administrados pelo empresário argentino Leonardo Sanchez  e estão sob o comando do chef paranaense Marcelo Correa Bastos, com cardápio baseado na cozinha brasileira.

“Depois de muito trabalho e colaboração, estamos entregando este presente para a cidade de São Paulo, e nossa missão é transformar o MAC no mais novo cartão postal da cidade”, afirmou Sanchez na cerimônia de inauguração.

O restaurante tem capacidade para 120 lugares e faz parte do complexo gastronômico do MAC – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Em seguida, o diretor do Museu, Carlos Roberto Ferreira Brandão, destacou os projetos para tornar o MAC numa “opção cultural agradável para a população”. Segundo ele, além do complexo gastronômico, outras inaugurações devem acontecer este ano, como uma loja da Edusp especializada em livros de arte e arquitetura; a Biblioteca Lourival Gomes Machado, que incorporará a coleção Walter Zanini e será uma das maiores bibliotecas especializadas em arte contemporânea do Brasil; e a Loja do MAC, que disponibilizará lembranças aos visitantes.

“O MAC tem se constituído como um museu moderno e um ambiente agradável para o visitante apreciar a arte. Trata-se de um exemplo de museu universitário, aberto à sociedade, que conseguiu ampliar seu espaço expositivo, de pesquisa e de ensino”, considerou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Concessão do espaço

A licitação visando à concessão de direito de uso e exploração dos espaços do MAC – no mezanino e no terraço do prédio – foi realizada em abril de 2016, e o contrato foi assinado no mês seguinte.

Os projetos foram submetidos à Superintendência do Espaço Físico da Universidade e as obras de adequação tiveram início após a aprovação do projeto executivo.

A empresa vencedora tem a concessão pelo prazo de cinco anos, que começa a ser contado a partir da abertura ao público.

Do terraço do Museu, tem-se uma vista panorâmica da cidade – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Horário ampliado

Desde o dia 13 de março, o MAC ampliou seu horário de atendimento (de terça a domingo, das 11h às 21h) para permitir ao público em geral visitar os seis andares de exposições e participar de outras atividades que o Museu pretende oferecer no horário noturno, como apresentações musicais, encontros com artistas, programas educativos, cursos e palestras, entre outras. As visitas agendadas com o serviço educativo continuam a acontecer a partir das 10h e agora passam também a ser oferecidas às 18h.

O Vista Café funciona às terças, das 10h às 21h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h. Já o Restaurante está aberto ao público, nos mesmos dias, a partir das 19h.