Anfiteatro Camargo Guarnieri é reinaugurado após reformas e ampliação

Além de sediar a Osusp, o novo espaço também abrigará as atividades do Cinema, Coral e Teatro da USP

12/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:51
Um concerto especial da Osusp com o Coralusp marcou a reinauguração do Anfiteatro Camargo Guarnieri – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Após passar por uma grande reforma, o Anfiteatro Camargo Guarnieri foi reinaugurado nesta terça-feira, dia 11 de dezembro, com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), do Grupo Sestina do Coral da USP (Coralusp) e do Coro de Câmara Comunicantus, da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

“A reabertura do Anfiteatro Camargo Guarnieri representa a volta para sua casa original da Osusp, um dos grandes exemplos de qualidade artística e de encantamento que esta Universidade oferece para a população. Mais do que isso, a Osusp terá aqui a companhia do Coralusp, do Cinema da USP (Cinusp) e do Teatro da USP (Tusp). Um conjunto de quatro verdadeiras fábricas de encantamento”, destacou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

A cerimônia que marcou a reinauguração do espaço contou com a presença de dirigentes, membros do Conselho Universitário, servidores e convidados.

O reitor Vahan Agopyan chamou a atenção para a necessidade de incentivar a comunidade, especialmente os estudantes, a usufruir das atividades culturais que oferecemos. “Nós não formaremos cidadãos se não propiciarmos aos nossos alunos uma visão mais aberta e ampla que somente a cultura pode propiciar. Ao disponibilizarmos uma casa adequada à Osusp, ao Coralusp, ao Tusp e ao Cinusp, condizente com sua excelência, demonstramos que temos orgulho dos nossos grupos culturais e reforçamos sua importância”, lembrou o dirigente.

[cycloneslider id=”reinauguracao-camargo-guarnieri”]

Reforma

Fechado para reforma desde 2011, o novo Anfiteatro Camargo Guarnieri passou por uma grande ampliação. A planta original, que era de 2.830 metros quadrados, foi ampliada e agora tem uma área total de 5.450 metros quadrados. Os 380 lugares do auditório principal ganharam mais 55 poltronas, incluindo quatro camarotes e espaços para cadeirantes.

O novo projeto contemplou também a criação de um complexo cultural, com sala de cinema para 156 pessoas, espaço cênico adaptável para montagens teatrais diversas, salas de ensaio e salas especiais.

“Em nome de toda a equipe da Superintendência do Espaço Físico (SEF), entregamos à comunidade esse novo conjunto cultural da USP. Tenho a certeza de que esse prédio será mais um espaço pelo qual a Universidade vai interagir com a sociedade brasileira, por meio das atividades que engrandecerão ainda mais a USP”, afirmou o superintendente, Francisco Ferreira Cardoso.

Sobre o Anfiteatro

Idealizado para abrigar não só as atividades didáticas da Universidade, mas também os meios de incentivo à comunidade e à cultura, o Anfiteatro de Convenções e Congressos da USP começou a ser construído em 1973 e foi inaugurado dois anos depois, em 1975, mesmo ano de criação da Osusp, tornando-se, desde então, a sede da orquestra.

A partir de 1995, o espaço foi rebatizado em homenagem ao maestro e compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri, primeiro regente e diretor artístico da Osusp, que, além de ter recebido o título de Maestro Emérito da USP, em 1988, permaneceu em atividade até sua morte, em 1993, aos 85 anos.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária