Proibição fortalece evento anual destinado à cultura afro-brasileira em SP

Iniciativa surgida em praça pública de São Paulo buscou espaço, cresceu e virou o empreendimento denominado Festival Feira Preta

 22/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/05/2018 as 10:00
Por

jorusp

Um estudo realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP analisou a trajetória do Festival Feira Preta, evento que acontece anualmente, entre os meses de novembro e dezembro, na cidade de São Paulo, e reúne atividades de comércio ligadas à cultura negra.

A antropóloga Gleicy Mailly da Silva, que estudou a iniciativa, é a entrevistada do podcast Os Novos Cientistas e nos conta a trajetória da então Feira Preta, quando começou, em 2002, na Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, na zona oeste da cidade. Nos anos seguintes, a feira percorreu alguns espaços fechados até que se transformasse na ONG Feira Preta, que organiza anualmente o Festival Feira Preta.

O festival é composto de diferentes atividades, como palestras, exposições e shows e se estende em parcerias com outras instituições e associações, como o Centro Cultural São Paulo e o Museu Afro Brasil. A pesquisa de doutorado, realizada entre 2012 e 2015, e defendida em 2016, na área de Antropologia Social, teve a orientação da professora Laura Moutinho, do Departamento de Antropologia da FFLCH.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast!


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.