Cresce bibliografia sobre o negro brasileiro

Solange Couceiro é uma referência para os trabalhos abordando as questões étnico-raciais

 20/03/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

As produções científicas, principalmente elaborações de TCCs, dissertações e teses sobre questões étnico-raciais, têm sido significativas nas últimas décadas. Na coluna desta semana, o professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre as obras que têm elencado livros, artigos, dissertações e teses sobre o tema.
Ele analisa o livro Repertório Bibliográfico sobre a Condição do Negro no Brasil, lançado recentemente pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e publicado pela Biblioteca da Câmara dos Deputados Federais.
O professor também fala sobre o livro Bibliografia sobre o Negro Brasileiro, de Solange Couceiro, publicado em 1971 pela USP, considerado uma das primeiras obras de referência a listar pesquisas e estudos envolvendo questões étnico-raciais. “A obra de Solange Couceiro inspirou muitos pesquisadores na sistematização de referências bibliográficas sobre o tema”, afirma o professor.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.