Luta contra escravidão marca trajetória de Xica da Silva

221 anos depois de sua morte, Xica da Silva continua inspirando filmes, documentários, livros, poemas e enredos de escola de samba

04/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

.Xica da Silva, que já rendeu filme, documentários e até  enredo de escola de samba, é o tema desta semana da coluna “Diversidades”. Nela, o professor Ricardo Alexino Ferreira traça um breve perfil da vida desse personagem histórico, que afrontou o regime escravocrata brasileiro no século 18. Sua trajetória torna evidente, segundo o colunista, que a escravidão não foi aceita pacificamente pelos negros. Há relatos dando conta de que Xica da Silva, que manteve uma união estável com um homem branco, rico e poderoso, protegia os escravos. E isso em pleno regime escravocrata.