Judicialização da política chegou a um ponto extremo no Brasil

A opinião é do cientista político André Singer em sua coluna “Poder e Contrapoder”, que pode ser acessada no link abaixo

 15/03/2018 - Publicado há 6 anos

Quando acompanhamos o noticiário do dia a dia, percebemos que as questões políticas parecem estar bastante próximas das jurídicas, e é justamente esse o tema escolhido pelo cientista político André Singer para sua coluna. “Nós estamos passando por um período de judicialização extrema da política brasileira […], que é o momento em que a política começa a passar pelos tribunais, ou seja, as decisões da Justiça passam a interferir diretamente sobre os destinos da política”, argumenta o colunista. Segundo ele, esse, que é um fenômeno internacional, nem por isso deixa de trazer um problema, se levarmos em consideração que os juízes não foram eleitos para tomar decisões políticas.

Na opinião de Singer, a judicialização da política chegou a um ponto extremo no Brasil, e tudo indica tratar-se de um fenômeno que veio para ficar. “Não é bom, mas é um fenômeno contemporâneo”, com o qual nós, cidadãos, teremos não só de conviver como atuar de acordo com as novas regras.

Ainda na opinião do colunista, o saldo disso tudo não é positivo. Por outro lado, observa ele, quando o sistema político começa a incidir em atividades ilícitas, é claro que é preciso que o Poder Judiciário imponha um limite. “Só que o ponto que divide aquilo que é legal do ilegal e daquilo que é a intervenção ilegítima de autoridades que não foram eleitas para essa função sobre decisões políticas, tudo se torna bastante confuso e embaraçado”, conclui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.