Museu Republicano exibe livros raros em evento sobre Revolução Russa

Nos dias 31 e 1º, encontro em Itu incluirá várias atividades, como palestras, lançamento de livro e debates

 31/10/2017 - Publicado há 6 anos
O Museu Republicano de Itu da USP (à esquerda) e cartaz da Revolução de Outubro de 1917, na Rússia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens – Imagem: Cartaz de Ivan Vasilyevich Simakov/Wikimedia Commons

O Museu Republicano de Itu da USP sedia o evento Revolução Russa: 100 Anos, com dois dias de programação. Na terça-feira, 31 de outubro, e quarta-feira, 1º de novembro, realizam-se palestra, debate, lançamento de livro e exibição de documentário, além da abertura da exposição de longa duração Revolução Russa na Coleção Edgard Carone. As atividades começam a partir das 19h30, na Casa do Barão.

A primeira atração, na terça-feira, é a palestra Lenin e a Revolução Russa: ontem e hoje, com o professor Luiz Bernardo Pericás, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Depois, ocorre o lançamento da edição comemorativa de 50 anos do livro O Ano Vermelho, de Luiz Alberto Moniz Bandeira, e a abertura da exposição Revolução Russa na Coleção Edgard Carone.

Segundo o curador da exposição, José Renato Galvão, todo o evento foi pensado a partir da coleção do professor Edgard Carone (1923-2003), doada em 2005 à USP e incorporada ao museu pela proximidade do intelectual com a história da República. “Essa exposição é o diferencial do evento em relação às demais homenagens que foram feitas ao longo do ano ao centenário da Revolução Russa. A coleção do professor Carone é um dos maiores acervos marxistas do Brasil, com uma grande maioria de livros raros. Não poderíamos deixar essa data passar batida sem dar destaque a essas obras.”

A exposição de livros da Coleção Edgar Carone será aberta no dia 31 de outubro – Foto: Divulgação do Museu Republicano

No total, a biblioteca do professor Carone possui cerca de 26 mil volumes, dos quais cerca de 250 são voltados ao tema da Revolução de Outubro, segundo levantamento feito pela Biblioteca do Museu Republicano de Itu. Destes, cerca de 50 obras foram selecionadas para compor a mostra. “Selecionamos os livros mais representativos, que compreendem desde o período pré-revolucionário, passando pelas obras que contam a história da revolução, até os escritos sobre os desdobramentos dela no Brasil e na América Latina”, explica o curador.

Em várias vitrines, serão expostas edições comemorativas de obras importantes sobre o assunto; obras dedicadas aos principais líderes da Revolução, Lenin, Stalin e Trotsky; diversas edições da obra Dez Dias que Abalaram o Mundo, de John Reed; e livros sobre viajantes brasileiros e estrangeiros que estiveram na Rússia, como o historiador Caio Prado Júnior e o engenheiro Cláudio Edmundo. “O professor Carone era um bibliófilo, então temos aqui exemplares raros e publicações do arquivo pessoal dele, como xerox de boletins internos do PCB (Partido Comunista Brasileiro), periódicos das décadas de 20, 30.”

Além da exposição, as demais atividades do evento seguem na quarta-feira com a exibição do documentário argentino Eles se Atreveram: A Revolução Russa de 1917. Em seguida, os pesquisadores da FFLCH Luccas Eduardo Maldonado, Fabiana Marchetti e Felipe Castilho de Lacerda e o militante do Levante Popular da Juventude Josuel Rodrigues de Lima participam do debate sobre o filme que encerra o evento.

A Coleção Edgar Carone é o maior acervo de obras sobre o comunismo do Brasil – Foto: Divulgação do Museu Republicano

Todas as atrações do evento Revolução Russa: 100 Anos são gratuitas e não requerem inscrição prévia. Serão emitidos certificados de participação. O Museu Republicano de Itu da USP fica na Casa do Barão, na Rua Barão de Itaim, 140, Centro, em Itu. Mais informações pelo telefone da Biblioteca do Museu Republicano de Itu, (11) 4023-2525, ramal 4.

Ouça abaixo a coluna da professora Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Artes da USP, sobre a biblioteca do professor Edgard Carone na Rádio USP:
https://jornal.usp.br/atualidades/marisa-midori-destaca-a-biblioteca-de-edgard-carone/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.