Marisa Midori destaca a biblioteca de Edgard Carone

Professora cita as preciosidades do acervo legado pelo historiador marxista brasileiro e professor da USP

 25/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Hoje instalada na cidade de Itu (SP), a biblioteca do historiador marxista brasileiro Edgard Carone (1923-2003), que atuou como professor titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, foi o destaque da coluna da professora Marisa Midori, “Bibliomania”, transmitida no dia 25 de agosto de 2017 pela Rádio USP (93,7 MHz). A coluna concluiu a série Livros, Edição e Política, tema debatido por Marisa em agosto.

O acervo legado por Carone inclui raríssimos volumes publicados na primeira metade do século 20, obras de pensadores marxistas como Antonio Gramsci, Vladimir Lenin, Rosa Luxemburgo e Leon Trótski e as edições brasileiras do Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. A “joia da coroa” da biblioteca – na expressão de Marisa – talvez seja a primeira edição francesa de O Capital, de Marx, responsável pela difusão do pensamento marxista na Europa, no século 19 – um volume que pertenceu a um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Astrojildo Pereira, em 1922.

Ouça no link acima a íntegra da coluna de Marisa Midori.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.