Especialista discute a intertextualidade entre pintura e cinema na obra de Julio Bressane

As referências artísticas em Filme de Amor, do cineasta brasileiro, são tema de palestra no Centro Universitário Maria Antonia da USP, no dia 20 de junho

 15/06/2016 - Publicado há 8 anos
Por

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta no dia 20 de junho, segunda-feira, às 19h30, a palestra “Julio Bressane: a pintura no cinema”, pela série Ensaios Abertos, com o professor Fabio Camarneiro.

Camarneiro é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e tem pesquisas na área do cinema brasileiro e da análise fílmica. Nessa palestra, o professor analisará as referências a diferentes quadros da pintura europeia, de Gustave Courbet a Balthus, numa cena de Filme de Amor, do diretor brasileiro Julio Bressane, cuja obra é caracterizada pela intertextualidade com outros campos da arte, como a música, a literatura e a pintura.

O Ceuma fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes do início da palestra. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 3123-5213 e 3123-5214, pelo e-mail cursosma@usp.br, no site mariantonia.prceu.usp.br e na página do Ceuma no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.