Pressão ocorrida na crise da Grécia também acontece no Brasil

Relatos de ex-ministro grego sobre auge da crise no país apresentam semelhanças com fatos brasileiros

 04/09/2017 - Publicado há 7 anos

As memórias de Yanis Varoufakis, ex-ministro das finanças da Grécia, são tema da coluna de Gilson Schwartz da Escola de Comunicações e Artes. O livro Adultos na Sala  relata momentos tensos de negociações entre autoridades do país e credores internacionais na negociação da crise grega, em 2015.

Segundo o professor da USP, são apresentados “detalhes chocantes sobre o comportamento nas salas fechadas onde aconteceram as negociações de dívidas e programas de ajuste”.

As lições, segundo Schwartz, não ficam restritas às fronteiras gregas. “Muito do que Varoufakis relata no livro acabou se manifestando em outros países”, avalia. “No Brasil, é possível reconhecer vários movimentos que caracterizam essa pressão dos credores sobre países que precisam fazer um ajuste.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.