Somente falar mal da educação não ajuda a desenvolvê-la

Para especialista, muitas críticas ao sistema de ensino do Brasil são infundadas

 18/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/08/2017 as 17:02

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Série de seminários promovida por grupo de estudos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP busca estudar os desafios da educação básica brasileira. Nilson José Machado, professor titular da Faculdade de Educação, coordena o projeto.

Machado conta que o evento surgiu de uma inquietação sobre por que, apesar de aparentemente haver uma concordância geral quanto a  importância e os problemas da educação no Brasil, não existirem projetos para desenvolver o sistema de ensino do país.

O professor também fala de alguns mitos a respeito do sistema de educação brasileiro. Por exemplo, Machado aponta que não há falta de docentes, mas sim escassez de professores que queiram dar aula. O pesquisador lamenta que, quanto melhor a formação do profissional na universidade, menores as chances da escolha pelo ensino, uma vez que as condições de trabalho em muitas escolas são péssimas.

Para Machado, há muitos planos para os rumos da educação no Brasil, mas poucos projetos. E o professor enfatiza que apenas criticar desestimula iniciativas para melhorar a situação do ensino.

Nilson José Machado convida a todos os interessados a participar dos debates, que são abertos. Para mais informações, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/magisterio-na-educacao-basica-publica-qual-o-perfil-quais-as-condicoes-de-trabalho

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