Maratona na USP promoverá 24 horas de debates sobre identidade e inteligência artificial

Gilson Schwartz, curador da maratona, explica que a convenção contará com atividades em outros pontos da cidade, além do lançamento de uma plataforma virtual de estudos

 Publicado: 03/05/2024

O evento Noite das Ideias: Linhas de Falha promoverá uma programação de 24 horas de conversas e debates no Museu das Favelas, na capital paulista, e no Campus Butantã da Universidade de

Uma das propostas do evento é discutir a relação entre identidades e inteligência artificial, além de debater a relação entre tecnologia e cultura – Ilustração: Reprodução/Freepik

 

Logo da Rádio USP

São Paulo, e marcará o lançamento de uma plataforma de educação remota. A maratona, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de maio, tem a curadoria do professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que explica os objetivos das discussões e da nova interface de aprendizado síncrono.

Uma das propostas do evento é discutir a relação entre identidades e inteligência artificial, além de debater a relação entre tecnologia e cultura. Schwartz destaca que o objetivo do encontro é reunir especialistas junto com o público, porém não em formato de congresso ou seminário, mas em um contexto de roda de conversa, de modo que as ideias possam ser compartilhadas, ouvidas e comentadas. 

O professor conta que o discurso de movimentação social em torno da identidade precisa se aproximar da tecnologia, principalmente na área da educação. “Nunca se falou tanto de identidade e nunca se falou tanto de inteligência. Na minha opinião, identidade sem inteligência vira fanatismo e, por outro lado, inteligência sem identidade vira uma máquina supostamente neutra. Não dá para falar de ciências exatas sem ciências humanas nem de humanas sem exatas”, comenta.

Gilson Schwartz – Foto: Arquivo Pessoal

Nova plataforma

Conforme Schwartz, o evento marca 25 anos da criação da Cidade do Conhecimento, grupo de pesquisa que surgiu a partir de um concurso público do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e que reúne uma rede muito grande de universidades e parceiros na sociedade civil para discutir temas de interesse público. Ele conta que o grupo organizou o lançamento de uma plataforma de estudos com a perspectiva de interligar a identidade com as inteligências artificiais. 

A plataforma, denominada Uaifai (Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção), é produto do projeto Quilombo Inteligente da Agência Universitária da Francofonia (AUF). A interface oferece cursos profissionalizantes na modalidade de aprendizagem imersiva em hábitats audiovisuais inteligentes, com o apoio do Museu das Favelas e do IEA. As pessoas que participarem do evento terão um ano de acesso à plataforma. 

De acordo com o docente, a motivação para o desenvolvimento do projeto foi a necessidade de reforçar que o ser humano possui identidade própria, é dotado de inteligência e de imaginação. Ele explica que a instantaneidade oferecida pelas IAs oferece uma resposta muito rápida às demandas das pessoas e por isso acaba faltando uma perspectiva humanizada e crítica nas informações obtidas.

“Mais importante que tudo: o ser humano consegue imaginar e desejar novos futuros. As máquinas, como o ChatGPT, trabalham com dados já existentes, não conseguem pensar em um outro futuro, só nós conseguimos. Contudo, para que isso aconteça, o ser humano precisa ter a sua autonomia e criatividade estimuladas desde a infância, por isso a Uaifai surge para promover debates, atividades e cursos rápidos que estimulem a fantasia e imaginação”, discorre.

Participação

O evento começará a partir das 14h do dia 4 de maio, no Museu das Favelas, e terá transmissão síncrona. Mas quem quiser participar presencialmente pode passar a noite na Cidade Universitária, já que a partir de meia-noite começa a programação no Campus Butantã. Também haverá atividades em outras áreas da cidade, como oficinas no Beco do Batman e no Espaço Contaminado, na zona oeste da capital paulista.

Para participar do evento é necessária inscrição prévia, tanto para os encontros presenciais quanto nos remotos, e as diversas atividades da programação também exigem inscrição. A participação dá direito a certificado e o registro pode ser feito até o dia 3 de maio pelo site do evento. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.