USP participa da criação de Associação de Filosofia do Esporte em Língua Portuguesa

Questões filosóficas do esporte serão foco de análise da nova entidade que tem participação da Escola de Educação Física e Esporte da USP

27/04/2023 - Publicado há 1 ano
Representantes de países de língua portuguesa em assinatura da carta inaugural da AFDLP – Foto: Divulgação/EEFE USP

.
Uma solenidade realizada na Reitoria da Universidade do Porto, em Portugal, no dia 30 de março, com participação de representantes da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, oficializou a criação da Associação de Filosofia do Esporte em Língua Portuguesa (AFDLP). A nova entidade tem o objetivo de analisar o esporte a partir de questões filosóficas, considerando-o na sua natureza complexa, simultaneamente global e singular, e procurando contribuir para o seu desenvolvimento e aprofundamento. A carta inaugural está disponível neste link.

Participam da nova entidade universidades de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. Como fundadoras, participaram da cerimônia as professoras Cristina Zimmermann e Soraia Chung Saura, da EEFE, instituição que teve um papel importante na formação da nova entidade ao trabalhar desde 2010 com a implementação da área no Brasil.

“Todos os que se interessam por este campo de conhecimento e estudo são bem-vindos a contribuir e a partilhar, em formato aberto e transparente, as suas pesquisas, investigações e realizações, de forma a que possam ser acessíveis em nível global. Que pensar o desporto em língua portuguesa seja nosso desejo, nossa referência e nossa busca”, destacam os fundadores na carta inaugural da AFDLP.

Filosofia do esporte na USP

Vários líderes da International Association for the Philosophy of Sport (Iaps) foram convidados como professores visitantes na EEFE, ministrando aulas na pós-graduação e graduação, além da participação em seminários de temas específicos. Em 2014, as docentes Cristina e Soraia também participaram da fundação da Associação Latina de Filosofia do Esporte (Alfid).

Em 2018, a EEFE sediou o II Congresso da Alfid, reunindo cerca de 120 participantes, com palestrantes de várias regiões do País e docentes internacionais. O encontro, além de aproximar professores e estudantes, também foi essencial para a divulgação de pesquisas na área em âmbito nacional e, além disso, redes de pesquisa e colaboração surgiram deste encontro.

A solenidade de inauguração da Associação de Filosofia do Esporte em Língua Portuguesa foi transmitida pelo YouTube. Clique no player abaixo para conferir:

Acompanhe as atividades da nova associação pelo site www.afdlp.org e para participar entre em contato pelo e-mail info@afdlp.org.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da EEFE