Universitários criam gibi educativo com super-heroína que combate bactérias

Proposta criada por alunos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP busca despertar, de modo lúdico, o interesse do público para a Microbiologia através do combate à bactéria “Escherichia coli”

09/11/2023 - Publicado há 8 meses
Foto: Reprodução/ICB USP

Alunos de graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP produziram uma história em quadrinhos digital sobre a bactéria
Escherichia coli. Presente no intestino, o microrganismo possui diversas variantes, que podem ou não causar doenças. O material foi desenvolvido durante a 10ª edição do Adote uma Bactéria, projeto de divulgação científica realizado na disciplina de Bacteriologia do curso de Ciências Biomédicas.

Com o título A vingadora do mundo microbiano, o gibi foi desenvolvido para despertar o interesse de alunos e público em geral para o mundo da Microbiologia, fazendo um paralelo com o mundo dos super-heróis. Na história, Peter é infectado pela bactéria e discute suas características com Bruce, ambos inspirados em cientistas.

Um resumo feito pelos próprios alunos explica, ao final da história, as motivações para a criação da obra: “Uma fusão entre microbiologia e o universo dos super-heróis? É isso mesmo! Nesta história, a bactéria queridinha dos cientistas, a Escherichia coli, uma verdadeira anti-heroína, é apresentada de uma forma lúdica, descomplicando a microbiologia e propagando conhecimento científico para todos os públicos”.

A vingadora do mundo microbiano foi desenvolvido pelos alunos Beatriz Dinat Labone Silva, Bruna Gennari Rosa, Fernanda Ayumi Nagay Yoshihara, Giovanna Matos Rodrigues, Giovanna Tresso Custodio, Isabelle Carolina Cotrim Gozzi, Isadora Medeiros e José Ricardo Ferreira de Lucena, da turma 11 do curso de Ciências Biomédicas, sob coordenação da professora Rita Café Ferreira, idealizadora do projeto Adote uma Bactéria.

Páginas do gibi virtual ensinam sobre microbiologia de maneira lúdica – Foto: Reprodução/ICB USP

Adote uma Bactéria

O programa Adote uma Bactéria teve início em 2013, quando a professora Rita decidiu aplicar uma abordagem diferente, mais interativa, com os alunos do primeiro ano de Ciências Biomédicas. A abordagem consistiu no uso de uma rede social pelos estudantes e mediadores para buscar informações relevantes sobre microrganismos e construir discussões acerca da temática, incentivando os estudantes a adquirirem conhecimento profundo e relevante sobre microrganismos.

O projeto foi conduzido no Facebook em grupos fechados com acesso restrito aos alunos, mediadores e professores envolvidos. Há também uma subdivisão, que é o Adote o Ensino em Microbiologia, que consiste em uma página no Facebook de acesso aberto ao público. Nesta página, informações relevantes e atuais sobre microbiologia são apresentadas às pessoas, como vacinas contra Zika vírus, microbiota humana e ambiental, medicamentos contra diversas doenças e muito mais. A importância e o grande impacto causado pelo projeto fez com que fosse não só apresentado em uma série de eventos nacionais e internacionais, como também serviu como exemplo para a criação de projetos similares em outros institutos, escolas e universidades, caso da Universidade Federal de Sergipe, que adotou o programa em 2015.

Para ler a HQ completa, basta clicar aqui.

*Texto de Isabelle Carolina Cotrim Gozzi, do ICB