Sem sair de casa, conheça um parque de diversões da ciência

Passeio virtual permite conhecer o Parque Cientec da USP, em São Paulo, e saber mais sobre conteúdos que envolvem ciência, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

15/12/2020

Crisley Santana

Legenda

Durante a pandemia, aulas, projetos e eventos da Universidade se adaptaram ao ambiente virtual e continuaram acontecendo de maneira remota com vídeos, lives, webinars e outras ferramentas tecnológicas. Assim como essas atividades, o Cientec, Parque da Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo, oferece possibilidades on-line como um passeio virtual pelas atrações que existem no local.

“Em função da pandemia decidimos voltar para a sociedade algo que fosse benéfico, mesmo dentro de casa, e dentro do que o parque oferece e faz”, explica o professor Flávio Berchez, diretor do Parque Cientec. São diversas opções. Os visitantes podem aprender vários aspectos sobre o meio ambiente, a sustentabilidade, a ciência e a tecnologia.

Na Trilha das Fontes do Ipiranga, por exemplo, são apresentadas as plantas da mata nativa, seus processos e adaptações, além das suas relações com as mudanças climáticas. Mas, antes de entrar, o guia virtual ressalta algumas informações: a trilha está “em uma unidade de conservação instituída por lei estadual, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), a maior área de natureza protegida dentro do Município de São Paulo. O mais importante ao adentrarmos a mata é o respeito aos seus habitantes. Afinal de contas, é a casa deles”.

No espaço do Planetário, além de saber a função desse ambiente especialmente projetado para simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais, também estão disponíveis viagens pelo universo. São vários vídeos com imagens fascinantes do espaço, dos planetas e estrelas. Já no Espaço Geofísica, são respondidas perguntas como “É possível ir até o centro da Terra? Como estudar o interior da Terra? Há Terremotos no Brasil? Para que serve o Campo Geomagnético? Como encontrar riquezas enterradas? E as Auroras, Tsunamis, A Poluição de Águas Subterrâneas?”

Dá para transitar também na Alameda do Sistema Solar e descobrir as mais variadas curiosidades científicas que explicam os planetas do universo. Mas se o objetivo for ficar pela Terra mesmo, Circuito da Compostagem está disponível para ensinar sobre esse processo biológico que ocorre no solo. Uma instalação para entender mais sobre matéria orgânica está sendo construída para quando o parque puder voltar a receber visitas presenciais.

Em Os Brinquedos da Física, pode-se ainda entender como os processos físicos funcionam, e em Solo na Escola, aprender sobre  a formação e o desenvolvimento do solo. Um projeto desenvolvido para instruir estudantes das redes pública e particular, além dos visitantes interessados. São atrações a perder de vista com apenas alguns cliques de distância!

O passeio virtual também tem outros conteúdos para serem explorados, como as áreas que explicam a Ciência e arte da fotografia, como funcionam as lunetas, a presença da Matemática em tudo, a História da Terra e os segredos de uma Estação Metereológica. Para finalizar o passeio, há ainda a Trilha do lago, com a flora, a fauna e o lago resultante das nascentes do rio Ipiranga, e uma série debates chamados “reuniões abertas” sobre temas que permeiam ciência, sociedade e educação.

Todas essas atrações da trilha virtual são para “permitir que as pessoas tenham acesso às informações sobre tecnologia e ciência, sem sair de casa, de maneira interativa e divertida”, destaca o professor Flávio.

O projeto é coordenado por ele e por Marcelo Herani, técnico em informática do CienTec. Cada sessão do site, que sempre é atualizado, possui uma equipe específica de estudantes, monitores, bolsistas e pesquisadores. Acesse as redes sociais, Facebook e Instagram, para acompanhar as novidades e a programação de lives.

E também confira o vídeo abaixo: