Publicação explica papel da biologia molecular na produção mundial de alimentos

Produzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, e-book gratuito da Série Produtor Rural explica sobre a biologia molecular e organismos geneticamente modificados

19/12/2022 - Publicado há 1 ano
Publicação aborda questões como informação genética e organismos geneticamente modificados – Foto: 123rf

.
Biologia Molecular é a ciência que estuda as moléculas da vida responsáveis pela duplicação, leitura e tradução de nosso código genético. A combinação de quatro diferentes letras, A, C, T e G formam uma sequência de aproximadamente 3 bilhões destas letras, e a sequência do código formada por elas se chama informação genética ou DNA (ácido desoxirribonucleico).

A definição apresentada inicia a publicação Biologia Molecular, novo exemplar da Série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. A publicação está disponível para downloads gratuito neste link e a autoria é de Aline Silva Mello Cesar, professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, e de Gabriel Costa Monteiro Moreira, pós-doutorando da Universidade de Liege, na Bélgica.

Capa da Série Produtor Rural – Foto: Esalq

Entendendo que a biologia molecular estuda os organismos do ponto de vista molecular, com foco em moléculas como DNA, RNA e proteínas, a publicação aborda as principais profissões que utilizam os conhecimentos da biologia molecular para uma maior eficiência na produção mundial de alimentos de maneira segura, com qualidade e menor custo. Entre elas, Zootecnia, Ciência e Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Nutrição, entre outras. Além das áreas envolvidas com a produção de alimentos, a biologia molecular também é aplicada às outras áreas como: Medicina Humana, Medicina Forense, Química, Biologia, Farmácia, entre outras. Assim pode-se perceber a importância da biologia molecular no nosso dia a dia.

De maneira didática, a publicação que envolve questões como informação genética e organismos geneticamente modificados explica, por exemplo, a possibilidade de conferir a origem de um alimento ao atestar se o queijo comercializado foi produzido a partir de leite de vaca, búfala ou cabra, ou se a linguiça de suíno contém somente carne de suíno sem adição de outras espécies animais.

Sobre organismos geneticamente modificados, o que se explica é que estes possuem modificações no seu DNA de modo a favorecer características de interesse tais como cor, tamanho, adaptação etc. Um exemplo são os chamados transgênicos, que possuem no seu código genético uma sequência inserida de outro organismo de modo a favorecer características de interesse.

Para conferir essas e outras questões, acesse o exemplar gratuitamente neste link.

Contribuição para promover a sustentabilidade

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida desde 1997 para atender às demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e agricultor familiar, tendo em vista o item dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A coleção completa, além de estar disponível para venda, pode ser encontrada no acervo da biblioteca e, até mesmo, download gratuito.

.

Texto adaptado de Alicia Nascimento, da Divisão de Comunicação da Esalq