Oficinas e desafios matemáticos são atrações para escolas na Virada Malba Tahan

A tradicional Virada Malba Tahan, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, comemora o Dia Internacional da Matemática com uma programação especial. O evento é para o público em geral e as inscrições para a participação das escolas estão abertas

Publicado: 10/04/2024     Atualizado: 12/04/2024 as 11:25
Atividades dos participantes da Virada Malba Tahan com as placas de Chladni – Foto: Matemateca/Linkedin

.
Quem quiser conhecer a ciência e arte da matemática está convidado a participar da tradicional Virada Malba Tahan nos dias 10 e 11 de maio. Com uma programação especial que já está com inscrições abertas para a participação das escolas neste link, o evento homenageia a vida e obra do professor Júlio César de Mello e Souza, divulgador da matemática e mais conhecido como Malba Tahan, autor do célebre
O homem que calculava.

O evento é organizado pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática “João Afonso Pascarelli” (CAEM), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. O objetivo é prestar serviços de aperfeiçoamento e de extensão científico-cultural voltados prioritariamente ao ensino de matemática na educação básica.

No decorrer de dois dias, a Virada Malba Tahan 2024 vai reunir o público em salas temáticas e interativas como a 1001 Problemas, que estimula o pensamento lógico e a resolução de problemas. Há também a sala Caleidoscópio, que explora a criatividade com o desenho e a visualização matemática, ou Teatro, Matemática Recreativa e Jogo Mat com atividades que divertem e incentivam o aprendizado da matemática.

O público também vai poder participar de oficinas, palestras, exposições, programas culturais e comemorar o Dia Nacional de Matemática, 6 de maio, data do nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan.

A programação e atualizações sobre o evento estão neste linkAs escolas podem acessar os formulários e se inscrever para visitas monitoradas clicando aqui.

O CAEM fica na rua do Matão, 1010, sala 167 – bloco B, no bairro do Butantã, em São Paulo. Telefone: (11) 3091-6160. E-mail: caem@ime.usp.br.