Novo espaço da Alemanha no campus da USP oferece oportunidades de intercâmbio e atividades culturais

O espaço Deutschland Corner está localizado no Centro Intercultural Internacional da USP, no bairro do Butantã, e traz uma exposição que celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil

03/05/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 06/05/2024 as 16:12
Novo espaço foi inaugurado no final de abril – Foto: Divulgação/Colégio Porto Seguro

.
O Consulado da Alemanha em São Paulo inaugurou o Deutschland Corner no campus da USP da capital, no bairro do Butantã, integrando os projetos de espaços internacionais, chamados “corners”, da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Localizado no Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, o Deutschland Corner tem como objetivo criar um espaço para divulgar a cultura alemã por meio de cursos, palestras e eventos. Também vai promover a leitura, intercâmbios e atividades culturais, permitindo assim uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades alemãs em parceria com a USP.

O espaço foi inaugurado no dia 24 de abril com a exposição Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã, criada para celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. A mostra apresenta a trajetória dos migrantes falantes do alemão no Brasil, assim como as suas contribuições e tradições. A curadoria é uma parceria entre o professor Martin N. Dreher, membro do Instituto Histórico de São Leopoldo; Erny Mügge, da editora Oikos; e o Instituto Martius-Staden. A exposição é didática e itinerante e vai percorrer o País por intermédio dos consulados da Alemanha no Brasil. Mais informações neste link

Exposição traz histórias dos imigrantes alemães – Foto: Divulgação/Colégio Porto Seguro

.
No evento de inauguração, o presidente da Aucani da USP, Sérgio Proença, o cônsul-geral Adjunto Joseph Weiss e o diretor de Relações Institucionais do do Instituto Martius-Staden, Mauritius Reisky von Dubnitz, destacaram a cooperação entre Brasil e Alemanha no mundo científico.

Participaram, ainda, representantes das instituições: Instituto Martius-Staden, Goethe-Institut São Paulo, Daad Brasil, DWIH Brasil, Mecila, Instituto Fraunhofer, Fundação Alexander von Humboldt, DFG; e das universidades: TUMünchen, FUBerlin, Universidade de Potsdam, Universität Tübingen, Universität Münster, entre outras.

O Deutschland Corner fica no CII, na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações no site da Aucani

Para acompanhar os eventos da Alemanha no Brasil acesse este link.