Museu Luiz de Queiroz tem exposição sobre a fauna nativa do Estado de São Paulo

A exposição “Bicho, quem te viu, que te vê!”, no campus da USP em Piracicaba até o dia 26 de maio, aborda valores relacionados à proteção da diversidade biológica

04/04/2023 - Publicado há 1 ano
O macaco-prego é um dos animais abordados na exposição – Foto: Gerhard Waller/Esalq

.
O Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, na cidade de Piracicaba, recebe até o dia 26 de maio de 2023 a exposição Bicho, quem te viu, que te vê!. A mostra é promovida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e percorre diversas cidades, levando ao público conhecimentos e informações sobre a fauna nativa do Estado de São Paulo. O objetivo é contribuir para a construção de valores relacionados à proteção da diversidade biológica, incluindo as dimensões sociais, educacionais e culturais.

A exposição traz, por meio de painéis, registros fotográficos e ilustrações, narrativas sobre a evolução da ocupação dos ambientes naturais do interior paulista e o que restou destes ambientes. A mostra está disponível em três ambientes, nos quais é utilizado um roteiro didático-técnico, inserindo informações acerca da fauna do campus da Esalq, de forma a complementar a experiência do visitante.

O intercâmbio de atividades promovido pelo caráter itinerante da exposição amplia o espaço de discussão para uma análise mais global das questões ambientais relacionadas à biodiversidade. Ao longo da exposição, por exemplo, o visitante poderá descobrir mais sobre o lobo-guará, a jaguatirica, a onça-parda, o sauá e o macaco-prego, espécies que frequentemente são atropeladas na região. Ainda, poderá compreender melhor o que tem sido feito para minimizar essas perdas.

Durante o período da exposição, há também o Programa Permanente de Visitas Monitoradas, que recebe gratuitamente escolas das redes pública e privada, com alunos a partir de cinco anos, para atividades guiadas no espaço, com colaboração do Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin), por meio de ações envolvendo o Clube de Ciências, que vai oferecer atividades didáticas e relacionadas a temática da exposição sendo aplicadas.

O projeto da exposição Bicho, quem te viu, que te vê! na Esalq tem sua instalação sob a responsabilidade do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz e Serviço de Cultura e Extensão (SVCEx).

Exposição: Bicho, quem te viu, que te vê!
Data: até o dia 26/5
Local: Museu Luiz de Queiroz (Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP)
Horário de visitação: 8h às 17h

Inscrições: para monitorias de grupos e turmas de escolas de ensino básico até médio, ensino superior e demais instituições, é necessário agendamento. Nos demais casos, visitação livre. Outras informações: museulq@usp.br .

Acompanhe as atividades do Museu Luiz de Queiroz no Instagram.

.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq