Museu da USP ensina como usar seu acervo em aulas sobre biodiversidade e zoologia

Curso “Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP” acontece de forma presencial, em duas edições, com 60 vagas cada, de 17 a 18 de maio e de 15 a 19 de julho; inscrições vão até 8 e 11 de maio, respectivamente

 Publicado: 29/04/2024
Por
Educadores vão conhecer as possibilidades educativas que o Museu de Zoologia da USP oferece – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Para mostrar formas de trabalhar em aula os temas de biodiversidade, sustentabilidade e evolução e ainda apresentar os recursos que os museus oferecem à comunidade escolar, o Museu de Zoologia (MZ) da USP lança o curso gratuito Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP em duas edições: em maio, nos dias 17 e 18, das 9h às 17h, com carga de 16 horas, e em julho, entre os dias 15 e 19, das 14h às 18h, com 30 horas. Ambas oferecem 60 vagas e serão realizadas de forma presencial no MZ. As inscrições devem ser feitas até 8 e 11 de maio, respectivamente, no sistema Apolo da USP (confira os links abaixo).  

Por meio de uma bibliografia atualizada sobre a biodiversidade com foco na zoologia, o curso pretende demonstrar o papel dos museus de história natural no ensino e difusão cultural desse tema e os modos para promover a educação científica a partir de aulas teóricas, atividades práticas, discussões e exercícios em grupo e visitas às exposições e coleções do MZ. 

O curso é voltado para professores e educadores de educação infantil, básica e superior de qualquer área de conhecimento, mas alunos de licenciatura e demais interessados também podem participar. 

“Vamos mostrar os recursos educacionais que oferecemos para que os participantes aproveitem ao máximo e com mais autonomia as visitas que realizarem com suas turmas, além de aumentar o contato com nossa equipe”, diz Maria Isabel Landim, professora e chefe técnica da Divisão de Difusão Cultural (DDC) do MZ, órgão responsável pela realização do curso.

Com carga de 16 horas, a edição de maio terá como ministrantes Maria Isabel Landim e Talita Roell, professora e vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do MZ. É possível fazer a inscrição neste link até 8 de maio. Todas as vagas serão preenchidas por sorteio dia 9 de maio. 

A edição de julho, que terá carga de 20 horas presenciais e 10 de atividades extraclasse, terá como ministrantes Maria Isabel Landim, Talita Roell, Márcia Lourenço, educadora e chefe técnica da Seção de Atividades Educativas da DDC, e Felipe Elias, especialista em pesquisa e apoio de museu da Seção de Divulgação e Exposições da DDC. Confira a programação de conteúdos clicando aqui

Você pode fazer sua inscrição para essa edição neste link até 11 de maio. Depois, para concluí-la, o interesse na vaga deve ser confirmado entre os dias 12 de maio e 12 de junho no sistema Apolo. Se a quantidade de inscritos superar o número de vagas, um sorteio será realizado, com prioridade para os professores do ensino público.

+ Mais

Evento de formação continuada da USP tem como foco professores da educação básica

A edição de julho compõe a programação da 24ª edição do Encontro USP-Escola, projeto realizado pela USP em parceria com a Associação dos Professores de Escolas Públicas (Apep) que oferece atividades gratuitas de formação continuada para professores de todas as especialidades e níveis acadêmicos, com prioridade para os da rede pública do ensino básico. 

Em caso de dúvida, entre em contato com o MZ pelo e-mail ddcmz@usp.br, da secretaria da DDC.

Curso Possibilidades educativas no Museu de Zoologia da USP
Versão de 16 horas: 17 a 18 de maio, 9h às 17h, inscrições aqui até 8 de maio
Versão de 30 horas: 15 a 19 de julho, 14h às 18h, inscrições aqui até 11 de maio
Valor: gratuito
Vagas: 60 em cada edição
Local: Museu de Zoologia da USP, Avenida Nazaré, 481, Ipiranga
Mais informações: ddcmz@usp.br
.

Clique no player para saber mais sobre o Museu de Zoologia da USP:

.
* Estagiária sob supervisão de Thais Helena Santos e Claudia Costa


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.