Evento de formação continuada da USP tem como foco professores da educação básica

Com cerca de 80 atividades gratuitas oferecidas, o “Encontro USP Escola” prevê a participação de mil professores nos cinco dias de evento; inscrições vão até o dia 11 de maio

 17/04/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 26/04/2024 as 10:38
Evento é dirigido a professores da rede de ensino básica, pública e privada – Foto: Divulgação Encontro USP Escola

.
Por Elcio Silva*

A USP está com inscrições abertas para o 24º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 13 anos, oferece cerca de 80 atividades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino. As inscrições gratuitas são realizadas on-line até 11 de maio de 2024 pelo sistema Apolo da USP , selecionando a unidade “reitoria da Universidade de São Paulo”, com prioridade para professores em efetiva atuação.

O encontro já atendeu mais de 11 mil professores e tem como principal objetivo possibilitar a ampliação do diálogo entre os docentes da Universidade e da educação básica com foco no compartilhamento de experiências a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.

Para o professor Eduardo Donizeti Girotto, coordenador do evento e docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o evento é uma importante oportunidade de aprofundar o compromisso da USP com a educação básica, construindo pontes entre os docentes da USP e das diferentes redes de ensino, com o intuito de partilhar conhecimentos, práticas e reflexões”.

Para 2024, o projeto traz como novidade a inserção de cursos em dois formatos, difusão e atualização. O objetivo é atingir tanto professores quanto alunos de graduação em licenciatura.

Entre as atividades oferecidas estão cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversas, palestras, oficinas e mesas de debate, abordando temáticas das diferentes áreas do conhecimento e que dialogam com os currículos da educação básica. A mesa de abertura traz o tema “Os caminhos da Escola Pública – o papel da Universidade”.

O Encontro USP Escola está dividido em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza. Os interessados poderão se inscrever em cursos como A africanidade: empoderando jovens e adultos negros através de canções e da Lei 10.639Educação midiática para docentes e gestores escolaresProcessos criativos e experiências perceptivas em ciências; Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental; Ciência de dados espaciais para explorar a cidade na sala de aula; A influência do sono na aprendizagem: abordagem socioemocional, cognitiva e neuroendócrina; Ensino de história das periferias da cidade de São Paulo, entre outros.

Os cursos de 30 horas são validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e possibilitam que os certificados sejam utilizados na progressão funcional dos docentes da rede.

As atividades serão realizadas entre os dias 15 e 19 de julho de 2024 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Mais informações sobre a 24ª edição do Encontro USP Escola podem ser acessadas no site do evento neste link.

O Encontro foi criado no início em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP voltado inicialmente apenas para professores desta disciplina. Em 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformou-se no atual Encontro USP Escola, com abrangência para todas as áreas do conhecimento e participação de outras unidades da USP.

24º Encontro USP Escola

As inscrições para o 24º Encontro USP Escola são gratuitas e devem ser feitas online pelo sistema Apolo da USP até o dia 11 de maio de 2024 (selecionando a unidade “reitoria da Universidade de São Paulo”). O evento é voltado para professores da educação básica das redes pública e particular de ensino e nesta edição os estudantes de graduação em licenciatura também podem participar das atividades.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento em https://bit.ly/encontrouspescola

.

*Da Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.