Encontro USP-Escola tem mais de 80 atividades para professores do ensino básico

Evento dirigido aos professores da rede pública de ensino terá palestras, debates e oficinas, em atividades multiculturais e interdisciplinares; inscrições estão abertas até 15 de dezembro

25/11/2020 - Publicado há 3 anos
Encontro USP-Escola completa dez anos nesta edição – Foto: Freepik

.

Mais de 80 atividades entre cursos de atualização, palestras, debates e oficinas, em atividades multiculturais e interdisciplinares farão parte do 20º Encontro USP-Escola, evento que será realizado de 18 a 21 de janeiro de 2021, dirigido aos professores da rede pública de ensino. O encontro é uma parceria entre a Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (Apep), o Instituto de Física (IF) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP), ambas da USP.

Os professores podem se inscrever em mais de uma atividade até o dia 15 de dezembro pelo formulário on-line, neste link. A confirmação de interesse será realizada entre 1º e 10 de janeiro e a lista de contemplados será publicada na página do evento no dia 12 de janeiro. Os inscritos deverão consultar a página do evento para verificar se foram contemplados tanto na primeira lista como nas demais a serem divulgadas. Além de servir para o recebimento do certificado de participação, o formulário vai facilitar o cadastramento dos cursos pela secretarias estaduais e municipais de ensino de São Paulo e a homologação como curso de extensão universitária.

A programação contará com atividades no período da manhã, da tarde e da noite e a lista completa de atividades pode ser conferida nesta página. Entre os destaques, o curso Cecília: Um Programa para Difusão e Popularização das Ciências da Terra e do Universo nas Escolas será comandado por pesquisadoras do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Também haverá mais de 40 palestras com temas nas várias áreas de ensino, além de relatos de experiências e rodas de conversa.

Sobre o Encontro USP-Escola

Criado a partir da iniciativa de professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no âmbito de um programa do Ministério da Educação que pretendia estimular a interação entre a universidade e a escola, o Encontro USP-Escola completa dez anos nesta edição.

O encontro acontece semestralmente, no período das férias de janeiro e julho, com atividades gratuitas que têm o objetivo de promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em todas as áreas do conhecimento, ajudando a compartilhar experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.

A Apep está reunindo experiências originadas nos encontros anteriores e formando uma publicação de três volumes com focos na Educação em Geral, nas Humanidades e Linguagens e nas Ciências da Natureza. Para isso, criou um projeto de financiamento coletivo que está disponível aqui.

+ Mais

Encontro USP-Escola: uma tarefa ético-política da universidade

20º Encontro USP-Escola
18 a 21 de janeiro de 2021