Jovens cientistas selecionados em feira da USP participam de mostra internacional

Nove projetos selecionados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Poli-USP participam da Regeneron ISEF 2023, de 14 a 19 de maio, nos Estados Unidos

11/05/2023 - Publicado há 1 ano
Projeto de estudantes do Espírito Santo que usa óleos essenciais de citronela e capim-limão como defensivos biológicos contra pragas na agricultura é um dos representantes do Brasil na Regeneron ISEF 2023 – Foto: Divulgação / Febrace

.
Maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Regeneron ISEF 2023 (International Science and Engineering Fair), que será realizada de 14 a 19 de maio em Dallas, no Texas, Estados Unidos, terá a participação de 12 estudantes brasileiros, selecionados na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março na USP.

Promovida pela Society for Science, o evento terá participação de 1.700 alunos do ensino médio de todo o mundo que competirão por quase US$ 9 milhões em prêmios. Os projetos dos estudantes devem ter potencial para solucionar problemas do mundo contemporâneo e serão avaliados pelo rigor científico, competência e a clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos, além da capacidade criativa e pensamento crítico.

Os estudantes brasileiros que vão participar da feira internacional são oriundos de oito Estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles foram destaque na Febrace em sete categorias (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias).

Entre os projetos selecionados, está o 1º lugar em Ciências Agrárias, com o projeto Sistema de coleta e armazenagem de água da chuva a partir de materiais de baixo custo, uma alternativa de combate à seca no semiárido nordestino, da aluna Vitória Sabrina Leite, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, de Mossoró (RN), sob orientação do professor Antonio Serginaldo Bezerra. A estudante criou cisternas autossuficientes de baixo custo, construídas a partir de lonas e materiais recicláveis. “Fico em contato com a minha família que vive na zona rural e a realidade deles às vezes assusta, porque muitas pessoas não têm acesso a um bom sistema de coleta de água e acabam perdendo a oportunidade de armazenar a água da chuva, o que os leva a perder condições de subsistência durante a estiagem”, disse Vitória durante a exposição do projeto na Febrace.

Outro projeto selecionado é um software para cálculo de arborização, que leva em conta a necessidade de diversos municípios atenderem leis que obrigam condomínios a seguirem uma taxa mínima determinada de arborização. Para facilitar a fiscalização dessas leis, Gonçalo Ponte Leite, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano, em Teresina, no Piauí, desenvolveu um software capaz de automatizar o cálculo dessas taxas. De forma 100% remota, a partir de imagens de satélite, o programa calcula a área do condomínio e indica o porcentual de arborização com uma assertividade de 82%. Para utilizar esse serviço, basta o usuário enviar a imagem, que pode ser obtida no Google Maps, informar a escala utilizada e delimitar o trecho que compõe o condomínio em uma ferramenta de edição de fotos. Com o lançamento do software, no futuro, a proposta é que o sistema armazene os resultados obtidos para montar bancos de dados personalizados de cada cidade ou região.

Conheça os estudantes selecionados para a Regeneron ISEF 2023 e seus projetos:

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica (Poli) da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace participa da Regeneron ISEF há 21 anos. Desde então, os estudantes selecionados pela mostra nacional conquistaram mais de 60 prêmios nessa feira internacional, sendo que em duas ocasiões se destacaram com o primeiro lugar.

O objetivo da feira é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando vocações e induzindo a práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. A lista completa dos projetos, alunos e professores premiados na Febrace 2023 está disponível clicando aqui.

Para acompanhar a Regeneron ISEF 2023 acesse a página do evento neste link e o Facebook da Society for Science.

Confira mais informações no site https://febrace.org.br e nas redes sociais Facebook e Instagram.

.

Com informações e imagens da Febrace