Instituto de Geociências da USP promove campanha de doação de sangue voluntária no dia 8 de abril

Evento é uma parceria entre o Instituto de Geociências da USP e a Fundação Pró-Sangue, e acontecerá no dia 8 de abril, das 8h30 às 11h30

 Publicado: 02/04/2024
Doar sangue é um ato que pode salvar vidas – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

.
Você sabia que cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas?
O Instituto de Geociências (IGc) da USP, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, promove a campanha de doação voluntária de sangue. Para participar é preciso verificar se você tem todos os requisitos para fazer a doação de sangue e comparecer no dia 8 de abril, segunda-feira, das 8h30 às 11h30, na Biblioteca do IGc (R. do Lago, 562, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo). 

O sangue doado será separado em diferentes hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado), que podem ser utilizados em várias situações clínicas. Além disso, os doadores que participaram da última campanha, realizada em 11 de dezembro de 2023, poderão participar desta também, pois o intervalo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses (60 dias) para homens e de três meses (90 dias) para mulheres.

 Saiba os requisitos para doação:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16, com autorização do responsável legal, e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Para saber mais sobre os requisitos básicos/impedimentos para doação de sangue e quem não pode doar, acesse os links:

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.