Feira de profissões da USP apresentou 67 cursos oferecidos no interior de SP

Milhares de estudantes participaram do evento em Bauru, nos dias 30 e 31 de agosto

Por - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=192585
  •
Vestibulandos visitam os estandes da Feira USP e as Profissões Edição Interior, realizada em 2018 na cidade de Bauru, que abriga um dos campi da Universidade – Foto: Denise Guimarães / FOB

.
Para grande parte dos jovens, a escolha da carreira envolve dúvidas, pressão e, em muitos casos, até angústia. Por isso, a Feira USP e as Profissões busca ajudar os vestibulandos oferecendo acesso a informações sobre os cursos e o mercado de trabalho, além de possibilitar o contato direto com estudantes e professores. Nos dias 30 e 31 de agosto, foi realizada a edição do evento no interior, em Bauru.

Rebeca Santana de Albuquerque, 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Sumaré, a cerca de 250 quilômetros da cidade, ficou sabendo da feira da capital no último dia, já perto do encerramento. Depois, pesquisando na internet, a família descobriu que a feira aconteceria também em Bauru e, dessa vez, aproveitou a oportunidade.

+ Mais

Jovens vivenciam a Universidade em feira de profissões da USP

“Estou em dúvida entre psicologia, medicina e música. Gosto de cantar. Mas gosto bastante da área de psicologia também. Gosto de entender o jeito das pessoas. Às vezes converso com as minhas amigas para saber os problemas delas, tento ajudar. Elas vão contando e eu gosto muito de ouvir”, relatou. “É difícil escolher, gosto de várias profissões, me identifico um pouco com cada uma. Mas aqui eu fui conversando com as pessoas que são especializadas nas áreas, nas profissões, e fui entendendo mais. Isso ajuda muito”.

Já para a aluna Laura Julia Sant’Ana de Aquino, 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio em  uma escola pública de Bauru, a feira ajudou a consolidar a decisão de prestar vestibular para medicina e de, posteriormente, se especializar em psiquiatria. Após receber orientações no estande do curso oferecido pela USP em Bauru, ela afirmou que a visita a ajudou a ter certeza da escolha. “É a experiência da própria pessoa que está estudando. Achei bem significativo, muito mais do que um papel escrito como é o curso.” Veja como foi o evento:

Estudante de Medicina da USP em Bauru, Natália Honma conversa com pais e estudantes
Foto: Tiago Rodella / HRAC
Laura de Aquino, de 16 anos, quer se especializar em psiquiatria
Foto: Tiago Rodella / HRAC
Além dos estandes onde alunos, professores e funcionários falam sobre os cursos da USP, a feira também oferece outras atividades, como o teste vocacional
Foto: Denise Guimarães / FOB
“A feira possibilita ao aluno conhecer os cursos e também as oportunidades que a Universidade oferece, não só do ponto de vista de formação profissional, mas, particularmente, de bolsas de apoio", afirmou o o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes
Foto: Denise Guimarães / FOB
Edmund Baracat, pró-reitor de Graduação da USP: "Vou insistir num aspecto que é importante e que muita gente não sabe: a USP é pública e gratuita"
Foto: Denise Guimarães / FOB
"“A USP tem um papel social muito importante, que é levar a expertise e a qualidade da Universidade para fora de seus muros", afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
Foto: Denise Guimarães / FOB
"Eu sou fruto da USP, assim como vários outros professores. E a gente quer que esses jovens acreditem que eles podem entrar na Universidade de São Paulo e definir um futuro profissional para eles”, frisou o diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru, Carlos Ferreira dos Santos
Foto: Denise Guimarães / FOB
Segundo o professor Vinicius Carvalho Porto, coordenador do evento, "a USP abriu suas portas com as feiras e as visitas monitoradas, e tem conseguido uma resposta muito positiva de alunos"

.
A Feira USP e as Profissões é uma promoção da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Realizada no Recinto Mello Moraes em Bauru, a edição interior reuniu os 67 cursos oferecidos por seis campi da USP localizados no interior do Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

O evento ofereceu ampla infraestrutura e programação diversificada aos visitantes, como atividades interativas, culturais e artísticas, além de palestras sobre as diversas áreas da educação e tenda para orientação vocacional.

Adaptado de Tiago Rodella / Assessoria de Comunicação do HRAC
Leia o texto na íntegra