Exposição no Parque CienTec da USP mostra evolução tecnológica da Marinha do Brasil

Das embarcações a vela ao submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, mostra retrata dois séculos de inovações e seus inventores

 23/09/2022 - Publicado há 2 anos
Banner da exposição sobre a Marinha brasileira no Parque Cientec – Foto: Reprodução / CienTec

.
O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP  exibe, desde o dia 16 de setembro, a exposição Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil. A atração, que segue até 30 de novembro, traz 17 totens temáticos e um display audiovisual com a biografia de oito personalidades que tiveram papel decisivo para a evolução tecnológica na Marinha do Brasil. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a sábado, das 9 às 16 horas.

Durante a visita, o público irá conhecer os personagens e as principais invenções que marcam o avanço tecnológico da Marinha nos últimos 200 anos, tanto nas operações militares, quanto nas pesquisas científicas, no desenvolvimento da energia nuclear, nas telecomunicações e nas operações marítimas de transporte e proteção da costa.

“Em um país de dimensões continentais como o nosso e com uma costa tão vasta, a Marinha já tem por si só diversas funções muito relevantes, e a exposição destaca justamente uma delas, a importância do desenvolvimento tecnológico do Brasil”, reflete a professora Suzana Ursi, diretora do Parque CienTec.

Destacar o lado tecnológico da esquadra brasileira em uma exposição gratuita é motivo de orgulho para a diretora. “Aqui a gente tem a oportunidade de ver justamente esse outro lado da Marinha, que mostra grandes invenções e seus inventores, ressaltando a questão de a ciência ser uma construção humana, social.”

Primeiros submarinos da Marinha do Brasil foram construídos na Itália e entregues entre 1913 e 1914. Ao longo do século 20, inovações propiciaram a criação dos atuais submarinos movidos a propulsão nuclear – Foto: Acervo DPHDM

.
A mostra foi elaborada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha como forma de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Luana da Conceição Martins, primeira-tenente e museóloga do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, conta como foi o processo de concepção: “Tivemos apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, eles encaminharam todo o material de referência bibliográfica, as imagens, as fotografias. Fizemos pesquisas em arquivos da Biblioteca Nacional para levantarmos o máximo de informações e tornar todo esse material acessível ao público”, destaca Luana.

Sobre o Parque CienTec

Com o intuito de oferecer lazer aliado ao conhecimento científico e à preservação do meio ambiente, o Parque CienTec da USP promove atividades gratuitas voltadas para todas as faixas etárias, com agendamentos para a visita de escolas e grupos acima de 10 pessoas. Reserva natural e patrimônio histórico, possui planetário, mata atlântica nativa, animais silvestres, trilhas e lago. Oferece acesso gratuito com serviço educativo e realiza experimentos científicos e monitoria aos visitantes.

Localizado em frente ao Zoológico de São Paulo, possui estacionamento gratuito de segunda a sexta, ao lado da portaria principal. Para quem optar pelo transporte público, as estações do Metrô mais próximas são: Saúde, São Judas e Jabaquara. O parque não dispõe de locais de venda de alimentos. A programação completa pode ser consultada no site parquecientec.usp.br.

Exposição Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil

Onde | Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP – Galpão
Endereço | Avenida Miguel Stefano, 4.200 – Água Funda – São Paulo – SP
Quando | 16 de setembro a 30 de novembro
Segunda a sábado, das 9h às 16h
Quanto | Gratuito

 

Texto: Tiago Cesquim, da Comunicação da PRCEU


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.