Encontro de gêmeos da USP apresenta estudos e experiências de vida relacionados à gemelaridade

Evento promovido pelo Instituto de Psicologia da USP será on-line no próximo sábado, 11 de dezembro, e terá palestras, apresentação de pesquisas, rodas de conversa e show musical

08/12/2021 - Publicado há 2 anos
Os gêmeos Tomaz e Gabriel, que se conheceram aos 23 anos, contam sua história no encontro – Foto: Divulgação/Painel de Gêmeos

.
O Painel USP de Gêmeos, que faz parte do Instituto de Psicologia (IP) da USP, promove no próximo dia 11 de dezembro o VI Encontro de Gêmeos na USP. O evento será on-line, das 14 às 18 horas, com uma programação que inclui palestras, apresentação de pesquisas, rodas de conversa e show musical. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no formulário on-line, neste link.

Uma das atividades de destaque é a apresentação de uma entrevista gravada com a professora Nancy Segal, do Twins Studies Center, que falará sobre seu novo livro, Deliberately Divided, que trata do estudo feito na década de 60 nos EUA, quando gêmeos e trigêmeos foram separados para a adoção sem seu consentimento nem o de suas famílias, e por isso, foi amplamente criticado.

Outro destaque é a ginecologista e obstetra Sckarlet Biancolini, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, que vai falar sobre os tipos de gravidez de gêmeos, abordando o conceito de corionicidade e os efeitos dela para mães e bebês.

Para falar de suas experiências de vida, o evento terá a participação dos gêmeos Tomaz Maranhão e Gabriel Ferreira, que foram separados ainda quando bebês e se reencontraram pouco antes de completarem 23 anos. Depois, as gêmeas Maíra e Maísa, idealizadoras do bloco de carnaval Pira no Pepira, farão uma apresentação musical e também vão contar sobre suas histórias.

O encontro também terá duas rodas de conversa virtuais e simultâneas, uma para gêmeos e múltiplos e outra para pais de gêmeos e múltiplos. Nelas, os inscritos no evento poderão trocar experiências com pessoas de vivências parecidas. Confira a programação abaixo:

14h00 – 14h10 – Abertura
Participantes: Sylvio Canuto (pró-reitor de Pesquisa da USP), Ana Maria Loffredo (diretora do Instituto de Psicologia da USP), Marcelo Costa (chefe do Departamento de Psicologia Experimental da USP), Emma Otta (coordenadora do Painel USP de Gêmeos) e Claudio Possani (coordenador de Difusão de Conhecimento do Painel USP de Gêmeos).

Pesquisas do Painel USP de Gêmeos

14h10 – 14h20  – Claudio Possani – Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME)

14h20 – 14h30 – Pesquisa sobre voz de gêmeos
Patrícia Monticelli – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP)

14h30 – 14h40 – Parceria da Psicologia com a Odontopediatria
Fausto Medeiros Mendes – Faculdade de Odontologia da USP (FO)

14:40 – 14:50 – Espaço para perguntas
Moderadoras: Dra. Lilian Cristina Luchesi (IP) e profa. Sylvia Corte (Udelar)

Gêmeos e Ciência: Palestras de convidados

14h50 – 15h00 – Gravidez de gêmeos: conheça todos os tipos
Sckarlet Ernandes Biancolin – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

15h00 – 15h10 – Predisposições a ter gêmeos: um estudo feito em Cândido Godoy, a cidade dos gêmeos
Úrsula da Silveira Matte – Departamento de Genética da UFRGS

15h10 – 15h30 – Entrevista com Nancy Segal sobre o famoso caso da pesquisa com gêmeos separados
Nancy Segal – Twins Studies Center, California State University

15h30 – 15h40 – Espaço para perguntas
Moderadores: Profa. Emma Otta (IP-USP) e MSc Vinicius Frayze David (FFCLRP)

15h40 – 15h55 – Intervalo

Gêmeos e suas histórias

15h55 – 16h35 – Reencontro aos 23 anos: Gêmeos separados na infância, com Tomaz e Gabriel
Moderadoras para as perguntas: MSc Eloísa Fernandes e Jennifer Leão Correia

16h35 – 16h40 – Apresentação do grupo musical das gêmeas Maíra e Maísa

Rodas de conversa

16h40 – 17h50 – Roda de pais de gêmeos
Moderadores: Prof. Claudio Possani (IME), profa. Maria Elizabeth T. Reis (UEL). Participante: MSc Isabella Ferreira (IP)

16h40 – 17h50 – Roda de gêmeos adultos
Moderadora: Maria Lívia Moretto (IP). Participantes: Gustavo di Giorgi Ramos (IP), Vanessa Cristina de Freitas e Ada Morgenstern, ambas do Grupo Gemelar do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo

17h50- 18h00 – Encerramento
Participantes: Emma Otta (IP) e Claudio Possani (IME)

Iniciativa para promoção de pesquisas sobre gêmeos

Sediado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, o Painel USP de Gêmeos é um cadastro nacional de gêmeos que visa a promover a participação em pesquisas sobre comportamento e emoções, entre outros aspectos psicológicos. A iniciativa é da professora Emma Otta.

A participação está aberta a todos os gêmeos, múltiplos e pais de gêmeos da comunidade USP, que devem preencher o cadastro. Gêmeos que não sejam da Universidade também podem participar. É possível acompanhar notícias e informações sobre o painel na página no Facebook e no Instagram.

Saiba mais sobre o Painel USP de Gêmeos no site www.paineluspdegemeos.com.br