Blog
Direito e protagonismo feminino são temas para celebrar a mulher na USP
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, Universidade terá atividades em todo o mês de março
06/03/2020
Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, várias unidades da USP programaram palestras, exposições e atividades especiais ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido mundialmente como o dia 8 de março. Confira a seleção feita pelo Jornal da USP dos principais eventos que acontecem na Universidade sobre o assunto e não esqueça de consultar a unidade para confirmar a realização do evento.
SÃO PAULO - Instituto de estudos avançados
EVENTO ON-LINE
Mudanças climáticas pós-COP 25: perspectivas femininas
Para destacar a visão feminina sobre as mudanças climáticas, um seminário no Instituto de Estudos Avançados (IEA) receberá cinco mulheres envolvidas em atividades na gestão pública, na academia, em organizações da sociedade civil e no jornalismo para debater o tema. A discussão será baseada nas decisões tomadas — ou postergadas — na COP 25, conferência da ONU sobre as alterações climáticas realizada em dezembro do ano passado. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e pelo Instituto de Energia e Ambiente – IEE USP e terá transmissão ao vivo.
Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: on-line pelo site
Data: dia 16 de março de 2020
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Instituto de Estudos Avançados
Sala Alfredo Bosi (IEA)
Rua Praça do Relógio 109
Cidade Universitária – Butantã
SÃO PAULO - Instituto de Relações Internacionais
EVENTO CANCELADO
A atuação das mulheres na diplomacia brasileira
Mulheres Brasileiras na Diplomacia é o tema do seminário que o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP realiza no dia 13 de março, às 17h30, com a embaixadora Irene Vida Gala, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE em São Paulo) e Mariana Ferreira Cardoso Thiele (segunda-secretária do Ministério das Relações Exteriores). Antes, às 16h30, haverá a apresentação do documentário Exteriores, sobre a presença feminina no Ministério das Relações Exteriores, realizado pelo Grupo de Mulheres Diplomatas, coletivo criado em 2013 e que reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras.
Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
Data: dia 13 de março de 2020
Horário: a partir das 16h30
Local: Instituto de Relações Internacionais
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues s/no. – Travessa 5
Cidade Universitária – Butantã
SÃO PAULO - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
As mulheres na ciência e o trabalho de Marie Curie
A história da cientista Marie Curie, que se destacou nas pesquisas sobre radioatividade e venceu dois Prêmios Nobel, é apresentada na exposição Trajetória de Marie Curie, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB). Ela foi a primeira mulher a receber a mais importante premiação nas áreas de Física (1903) e Química (1911) e estudou as aplicações terapêuticas da radioatividade, contribuindo para auxiliar no tratamento do câncer. Curie também foi responsável pela implementação de unidades móveis de radiografia durante a Primeira Guerra Mundial, ajudando no tratamento de milhões de soldados.
Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
Data: desde o dia 6 de março de 2020
Local: Instituto de Ciências Biomédicas
Sala da Congregação do ICB III – Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária – Butantã
SÃO PAULO - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA - MAE
Mulheres indígenas: protagonismo e preservação da cultura
Mulheres indígenas são destaque na programação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) na semana de 9 a 13 de março. O evento Mulheres que transformam o museu conta com 11 indígenas das etnias Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena, do interior do Estado de São Paulo, para tratar questões da preservação da cultura tradicional indígena e a relação com os museus.
No dia 9, às 14 horas, o evento debate O sagrado no museu, sobre pesquisa e comunicação museológica; no dia 10 de março, às 14 horas, o tema é Museus Indígenas, Museologia Indígena, sobre o protagonismo das mulheres em São Paulo; e dia 13 de março, também às 14 horas, aborda a mulher na preservação da cultura tradicional indígena.
Aberta ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
O evento será transmitido ao vivo:
Transmissão do dia 09/03/2020
Transmissão do dia 10/03/2020
Transmissão do dia 13/03/2020
Data: 9 a 13 de março de 2020
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia
Av. Prof. Almeida Prado, 1.466
Sala 2 – Bloco B – Cidade Universitária
SÃO PAULO - ARENA SANTANDER DA USP
Trajetórias e superação de desigualdades na universidade e nas empresas
Pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento humano e mulheres com cargos gerenciais em grandes empresas se apresentam no dia 12 de março, na Arena Santander, para falar sobre suas trajetórias e mostrar como superaram adversidades. O evento tem como base uma das diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 para redução das desigualdades de gênero e destaque na atuação das mulheres por meio de suas carreiras e visões de mundo.
O evento é organizado pelo Student Chapter OSA & SPIE, grupo de alunos do Ipen – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (unidade de pós-graduação da USP) e tem o apoio da Agência USP de Inovação (Auspin).
Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: www.sympla.com.br
Data: 12 de março de 2020
Horário: das 14h às 18h
Local: Arena Santander
Av. Prof. Luciano Gualberto, 730
(Praça dos Bancos)
Cidade Universitária – Butantã
ITU - Museu Republicano Convenção de Itu
A história de mulheres nas placas de rua
Nomes ligados à história do Brasil no período republicano batizam placas de rua da cidade de Itu, a maioria em homenagem a homens da política que dão nome a ruas, avenidas e praças. A exposição Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu investiga quem são as mulheres que, em quantidade bem menor, estampam algumas placas e dá pistas sobre a desigualdade de representação de gênero na política.
No espaço da exposição, ao lado da foto de cada placa há uma biografia da mulher homenageada, mostrando a sua trajetória e seu legado para a cidade de Itu. São lavadeiras, professoras, policiais, costureiras, donas de casa e personagens com variadas carreiras e atividades que ajudam a entender melhor a história brasileira.
Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: (11) 4023-0240
Data: desde 5 de março de 2020
Horário: das 10 às 17h, de terça a domingo
Local: Museu Republicano Convenção de Itu
Rua Barão de Itaim, 67
Centro – Itu/SP
SÃO PAULO - Centro Universitário Maria Antonia
Feminismo, performance e política
O Centro Universitário Maria Antonia promove uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março. Os temas em destaque acontecem no dia 10 de março, das 11 às 13 horas, com o encontro Escritas em si: feminismo, performance e política; no dia 25 de março, às 18h30, com o evento Tecnologia feminista: o caminho para a autonomia na construção de ferramentas contra-hegemônicas; e no dia 27 de março, às 18 horas, Slam Mulheres plurais.
Confira a programação completa no site do Centro Maria Antonia.
Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: consulte a programação
Data: 3 a 30 de março de 2020
Horário: consulte a programação
Local: Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294
Vila Buarque
SÃO PAULO - Casa de Dona Yayá
De Menino ou de Menina?
Para refletir sobre a construção da identidade de gênero, a oficina De Menino ou de Menina? será promovida no domingo, dia 8 de março, na Casa de Dona Yayá, no bairro da Bela Vista. Durante as atividades, os participantes terão oportunidade de exercitar um olhar crítico sobre as identidades femininas e masculinas, por exemplo, ao trabalhar com objetos do acervo do Museu Paulista, pertencentes em sua maioria à primeira metade do século 20. A Casa de Dona Yayá é um patrimônio histórico da USP e conta com atividades planejadas pelo setor educativo do Museu Paulista.
Leia mais:
Museu do Ipiranga promove oficina no Dia Internacional da Mulher
Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Inscrições: por ordem de chegada
Data: 8 de março de 2020
Horário: das 10 às 12 horas
Local: Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo
SÃO PAULO - praça do relógio
Piquenique feminista e o direito das mulheres
A Rede Não Cala, grupo de professoras e pesquisadoras que atuam pelo fim da violência sexual e de gênero na USP, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes da USP (Adusp) e Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), promove várias atividades na semana do dia 9 de março, com destaque para o Piquenique Feminista, que será realizado no dia 11, às 12 horas, na Praça do Relógio, na Cidade Universitária. O objetivo do encontro é falar sobre a luta pelo direito das mulheres e sobre o protagonismo feminista na Universidade. Os participantes podem usar alguma vestimenta na cor lilás e levar alimentos para compartilhar.
Aberto ao público em geral
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
Dia: 11 de março de 2020
Horário: às 12 horas
Local: Praça do Relógio
Cidade Universitária
SÃO PAULO - PROLAM / Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina
Democracia, feminismo e gênero em debate
Sob o tema Mulher e Sociedade, debates sobre democracia, feminismo e gênero ocorrem no dia 10 de março como parte das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da USP (Prolam). Estarão presentes aos debates as sociólogas Eva Blay, Maria Arminda do Nascimento Arruda e o geógrafo Luis Carlos Jimenez Reys, da Universidade Nacional da Colômbia, pesquisador da área de sociedade, planejamento e desenvolvimento local.
Aberto à comunidade USP
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
Dia: 10 de março de 2020
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Escola de Comunicações e Artes da USP – Auditório Lupe Cotrim
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443
Cidade Universitária
SÃO CARLOS - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Garotas nas ciências exatas
A celebração do Dia Internacional da Mulher começará antes para 200 garotas que serão recebidas no sábado, 7 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando elas darão o primeiro passo em uma jornada de cinco sábados dedicados a aprender como desenvolver um aplicativo. É a Technovation Summer School for Girls.
O evento, liderado pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas da USP de São Carlos (GRACE), tem participação de meninas de idades entre 10 a 17 anos, de São Carlos e de outras cidades da região. O objetivo é ensinar às meninas métodos inovadores e criar competências para a conceitualização, desenvolvimento e comercialização de aplicativos que ajudem a solucionar problemas da comunidade.
Evento fechado
Inscrições encerradas
Data: 7, 14, 21, 28 de março e 4 de abril de 2020
Local: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
Av. Trab. São-Carlense, 400
Centro, São Carlos
RIBEIRÃO PRETO - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Inclusão social da mulher no ensino e na política
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o campus da USP em Ribeirão Preto contará, no dia 12 de março, às 18 horas, com um ciclo de palestras para abordar a inclusão feminina em diversas áreas, como no ensino superior e na política. Os temas das palestras são: Mulheres na Universidade; A inclusão de mulheres e jovens mulheres na política; Qual é o véu que te cobre? Narrativa de uma antropóloga muçulmana e Desafios do transfeminismo na Universidade.
Aberto à comunidade USP
Entrada gratuita
Não precisa de inscrição
Dia: 12 de março de 2020
Horário: 18 horas
Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Anfiteatro Lucien Lison
Av. Bandeirantes, 3.900
Ribeirão Preto
Após 45 anos de criação do Dia Internacional da Mulher, estereótipos permanecem no dia a dia das brasileiras