Desafio pedagógico une professores e alunos para encontrar o formato real da Terra

Clube de Ciências da USP em Lorena fará minicursos para orientar sobre a atividade educativa; inscrições vão até o dia 30 de julho

04/06/2021 - Publicado há 3 anos
Estudantes vão conhecer características do planeta por meio de desafios pedagógicos – Imagem: Freepik

.

Professores do ensino fundamental e médio, o Clube de Ciências da USP, em Lorena, quer ajudar vocês a desafiarem seus alunos a descobrirem o formato real da Terra através de experimentos. A atividade on-line funcionará como um desafio pedagógico para desenvolver a aprendizagem colaborativa. Ele será realizado no dia 22 de setembro, das 8 às 17 horas, dia do equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando o Sol passa exatamente sobre a linha do Equador.

“Neste dia, faremos palestras, hands-on e experimentação orientada em diversas escolas de Norte ao Sul do Brasil. Já contamos com colaboradores confirmados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de diversos professores de nossa região, que inclui o triângulo entre os municípios de São José dos Campos-SP, Volta Redonda-RJ e Itajubá-MG”, conta o idealizador do Clube de Ciências, Carlos Alberto Moreira dos Santos, professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP.

No dia do evento, os estudantes vão conhecer como é possível a orientação visual por meio do movimento solar e suas sombras; como funcionam as bússolas; o que é equinócio; como são determinadas as estações do ano; o que é fuso horário; o experimento de Eratóstenes, a determinação do raio da Terra, entre outros.

Para tomar conhecimento de como serão desenvolvidos os experimentos, os professores interessados em participar da atividade precisam se inscrever até o dia 30 de julho neste link. Serão oferecidos minicursos on-line aos professores de cada nível: Nível 1 (6º e 7º anos);  Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Os professores devidamente cadastrados e que desenvolverem todas as atividades do evento receberão um certificado de participação no primeiro Experimento Global do Clube de Ciências da USP em Lorena.

Clube de Ciências

O Clube de Ciências foi criado pelo professor Santos com o propósito de desmistificar o universo científico e torná-lo acessível a todos os públicos. No formato on-line e acessível a pessoas do Brasil e do mundo, o Clube  funciona como uma comunidade de aprendizagem. O foco é a formação, tanto formal quanto continuada, de alunos do ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação, pós-docs, professores de educação básica e do ensino superior, pais e outras pessoas interessadas em ciências.

O Clube começou no dia 28 de abril e usa a plataforma Cuboz para suas atividades e tem como objetivos:

• desenvolver o gosto pela experimentação e pelo método científico;
  • disseminar a ciência por meio de uma comunidade de aprendizagem;
  • fazer a educação científica usando todas as ferramentas tradicionais e de mídias digitais;
  • promover a formação continuada em todos os níveis por meio da abordagem histórico-social de Vygotsky;
  • trabalhar em grupos multidisciplinares com profissionais da educação de todas as áreas e de todos os níveis, visando à educação inter e transdisciplinar;
  • divulgar as atividades de ensino, pesquisa e de extensão da EEL e da USP; e
  • combater o negacionismo.

Mais informações: e-mail clubedecienciasusp@gmail.com

Instagram: www.instagram.com/cdcusp