Curso de computação para crianças inscreve alunos da região de Ribeirão Preto

Esta é a segunda edição do curso promovido por estudantes de computação da USP; podem se inscrever até o dia 2 de março alunos de escolas públicas e particulares

 11/02/2021 - Publicado há 4 anos
Por
Curso de Pensamento Computacional para estudantes de 13 e 14 anos será a distância – Foto: Freepik

 

Solucionar problemas de maneira eficaz tendo a tecnologia como base é o sentido do chamado pensamento computacional, uma habilidade considerada importante atualmente para desenvolvimento do raciocínio lógico de crianças e jovens. Foi pensando nesse contexto que o Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP vai oferecer o curso Pensamento Computacional, destinado a alunos de 13 a 14 anos de escolas públicas e privadas da região de Ribeirão Preto.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de março, por meio do formulário disponível na internet neste link. O curso é gratuito e será realizado duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, de 8 a 24 de março, das 16 horas às 17h30. Os alunos selecionados devem possuir um computador para uso durante as aulas, além de boa conexão com a internet, pois as aulas serão realizadas de forma remota, em virtude da pandemia de covid-19.

Durante o curso, os jovens vão aprender a trabalhar conceitos computacionais para solucionar problemas humanos e tecnológicos. Segundo os organizadores, “o objetivo é preparar os pequenos prodígios para o futuro no mercado profissional”.  As aulas vão contar com ferramentas desenvolvidas pela USP, assim como de outras instituições, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e serão ministradas por alunas do departamento, com a supervisão da professora Alessandra Alaniz Macedo. 

Mais informações pelos e-mails: dcm@listas.ffclrp.usp.br ou ale_alaniz@ffclrp.usp.br

Para fazer a inscrição, clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.