Como funciona a extensão universitária? Série em vídeo mostra grupos da USP em Piracicaba

“Mundo em Extensão”, novo programa da TV USP Piracicaba, já tem dois programas no ar: um sobre o Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão e outro sobre o Grupo de Extensão em Microbiologia do Solo

Publicado: 05/07/2024
Episódios vão mostrar atividades de cerca de 70 grupos de extensão universitária do campus de Piracicaba – Foto: Reprodução/YouTube Esalq

.
Apresentar o universo dos grupos universitários de pesquisa e extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP é o objetivo do Mundo Extensão, o novo programa da TV USP em Piracicaba.
Segundo dados do site do Serviço de Cultura e Extensão da Esalq, o campus Luiz de Queiroz mantém aproximadamente 70 grupos de extensão universitária, ligados aos 12 departamentos, sete cursos de graduação e dois cursos de licenciatura. Agora a história, os objetivos e as atividades destes grupos podem ser conhecidos por todos. Já estão no ar dois programas, que podem ser vistos na íntegra no canal do Youtube

Recém-lançado, o episódio de estreia apresenta o Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Gape) e o segundo traz informações sobre o Grupo de Extensão em Microbiologia do Solo (GMICS), ligado ao Departamento de Ciências do Solo. Os episódios são produzidos pela TV USP Piracicaba, da Divisão de Comunicação da Esalq, destinada aos perfis oficiais da Escola e da TV nas redes sociais, e à programação da TV USP no Canal Universitário de Piracicaba (Canal 13 da Claro-Net).

Contribuição para o desenvolvimento agrícola

O Gape foi fundado em 11 de agosto de 1997, por iniciativa de Godofredo Cesar Vitti, professor sênior do Departamento de Ciência do Solo da Esalq. É formado por alunos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Administração e Ciências Econômicas da Esalq. Atualmente é coordenado pelos professores Rafael Otto e Godofredo Cesar Vitti da Esalq, com coorientação dos professores Pedro Henrique de Cerqueira Luz (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga) e Tiago Tezotto (Esalq).

Através da geração de conhecimentos nas áreas de nutrição de plantas, fertilidade do solo e adubação, principalmente para as culturas da cana-de-açúcar, soja, milho e algodão, o Gape contribui para o desenvolvimento agrícola do País, tornando a atividade mais viável economicamente, sem causar impacto ao ambiente, além de formar profissionais altamente capacitados para atuar no Agronegócio. Clique no player abaixo para conferir o vídeo e saiba mais no site do grupo.

Disseminando conhecimentos sobre microbiologia

O Grupo de Extensão em Microbiologia do Solo (GMICS), como  informa a página do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, foi formado com o objetivo de disseminar os conhecimentos técnicos acerca da área de Microbiologia do Solo para as comunidades interna e externa da Esalq, bem como para os produtores, no intuito de apresentar os benefícios da manutenção da diversidade do microbioma do solo e os processos em que os microrganismos presentes no solo se mostram fundamentais.

Além disso, o grupo apresenta como enfoque a realização de experimentos, análises laboratoriais utilizando metodologias presentes na literatura e, também, a pesquisa e desenvolvimento de materiais técnicos, introduzindo os membros à rotina acadêmica e científica. Clique no player abaixo para conferir o vídeo e veja mais sobre o grupo neste link

Sobre a TV USP Piracicaba

Criada em 2010 através de portaria do então reitor João Grandino Rodas, em 2013 a TV USP Piracicaba passou a integrar a Divisão de Comunicação (DvComun) da Esalq. Produz conteúdo de ciência, educação e cultura, e o distribui através dos perfis oficiais da Esalq e da TV USP Piracicaba nas redes sociais, no Canal Universitário de Piracicaba e em mais de 100 emissoras das Américas, África e Península Ibérica, por meio de acordos de intercâmbio de conteúdo com entidades representativas do campo público da televisão, como Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Televisión América Latina (TAL), Associação das Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (Atei) e Conselho Consultivo do Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano (NCC), entre outras parcerias.