Cientistas podem divulgar pesquisas por meio de fotografias

Concurso desenvolvido por grupo de estudantes da USP e da UFSCAR promove divulgação científica

07/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/06/2019 as 10:32

Já pensou em mostrar sua pesquisa com apenas um clique? Até o dia 16 de junho, pesquisadores de todas as idades podem fazer isso! O Mostrando a sua pesquisa científica em uma foto traz essa oportunidade. Trata-se do primeiro concurso de fotografia desenvolvido pelo USP-SC SPIE Student Chapter, grupo de estudantes da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) associados à SPIE (sigla em inglês para Sociedade Internacional Sem Fins Lucrativos para a Tecnologia Ótica e Fotônica).

As imagens podem demostrar a interação da pesquisa com a comunidade; ser feitas com tecnologia leve, como telescópios e microscópios; mostrar pessoas interagindo com o material da pesquisa, por exemplo. O concurso tem como objetivo conscientizar o público sobre o Dia Internacional da Luz e o papel que ela e as tecnologias relacionadas desempenham. Além de fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, contribuindo com a divulgação e popularização desses temas.

Para participar, basta enviar uma fotografia e preencher as informações pedidas neste formulário. A imagem deve ser digital, possuir o máximo de qualidade possível, adequada para exibição pública e impressão; ter no mínimo 300 dpi e pelo menos 3 mil pixels no lado mais longo; com tamanho de no mínimo 5MB e no máximo 20; TIF e JPEG/JPG são os únicos formatos aceitos; marcas d’água não são permitidas. As fotos que não atendam a esses critérios não serão julgadas.

A fotografia enviada deve possuir título preciso, suficiente para indicar as circunstâncias em que foi tirada, podendo ser desqualificada caso seja deturpada ou enganosa de alguma forma. Não deve conter informações obscenas, ofensivas, discriminatórias, difamatórias ou qualquer outro conteúdo inapropriado.

Os vencedores serão notificados após um mês do fechamento das inscrições.

Evento | Concurso de Fotografia Mostrando a sua pesquisa científica em uma foto
Inscrições | até 16 de junho
Valor | Gratuito
Organização |  USPSC SPIE Student Chapter

Mais informações por meio do site e na página do facebook da organização.