Ambiente virtual apresenta obra de pesquisadora da USP que é referência em psicologia escolar

Site reúne produção de Maria Helena Souza Patto, professora aposentada do Instituto de Psicologia da USP

21/06/2022 - Publicado há 2 anos
Maria Helena Souza Patto é professora aposentada da USP – Foto: Reprodução/Youtube

.
Professora aposentada pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, Maria Helena Souza Patto tem sua obra considerada divisora de águas no campo da Psicologia em interface com a Educação no Brasil, com destaque para a consagrada pesquisa A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, que apresenta um quadro complexo do cotidiano de uma instituição escolar e dos agentes nela envolvidos.

Para celebrar os 80 anos de vida da autora, foi lançado o Ambiente Virtual Maria Helena Souza Patto, plataforma que disponibiliza a produção acadêmica da pesquisadora. A ideia e construção do ambiente virtual fazem parte das atividades de pós-doutorado de Lygia Viégas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP, sob a supervisão de Adriana Marcondes Machado. Lydia também é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e decidiu disponibilizar a obra da pesquisadora como forma de democratizar o acesso aos conhecimentos produzidos e partilhados por ela e manter ativa a memória de sua trajetória.

No site, é possível encontrar notas sobre a biografia de Maria Helena e escritos sobre ela, concebidos por diversos autores. Também pode-se conhecer todos os livros da autora, tendo acesso integral e gratuito a cinco deles. Por fim, estão reunidos todos os capítulos de livros e artigos publicados em periódicos, além de vídeos disponíveis no Youtube com falas dela.

“Esperamos que o site possa contribuir para a formação e atuação de profissionais da psicologia e da educação, mantendo ativa a memória de sua trajetória e produção acadêmica e viva a luta pela dignidade”, destaca Lydia na apresentação do site.

O ambiente foi lançado na terça, 20 de junho, num evento com transmissão on-line pelo Canal do IPUSP no Youtube. Além da pós-doutora e sua orientadora, participaram do lançamento a diretora do IP, Ana Loffredo, o presidente da Comissão de Pesquisa do IP, Luis Galeão, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IP, Luciana Caetano, e a representante de Memória e Patrimônio do IP, Malu Schmidt.

Para conferir o evento de lançamento clique no player abaixo:

.
Acesse o Ambiente Virtual Maria Helena Souza Patto em https://mariahelenasouzapatto.site

Com informações do Instituto de Psicologia da USP