USP oferece cursos de capacitação profissional e gestão de negócios em Pirassununga

Variedade das aulas vai de comunicação interpessoal à qualidade e processamento de pescado; vagas limitadas

19/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/09/2019 as 13:09

Atualizado em: 22/07/2019 às 15:50

Todos os cursos serão ministrados no campus Fernando Costa da USP, em Pirassununga – Foto: USP/Imagens

.

No mês de agosto a USP, em Pirassununga, oferece cursos de capacitação profissional, que também podem ser utilizados no cotidiano. Temas como elaboração de projetos para o setor alimentício e comunicação interpessoal estão entre os assuntos. As aulas serão ministradas por professores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP.

Para participar, é necessário se inscrever on-line no curso desejado. O link pode ser acessado clicando no título dos cursos abaixo. A taxa é de R$ 50,00.  As aulas serão no Bloco Didático de Nutrição Animal (BDNA), no campus da USP, localizado na Av. Duque de Caxias Norte, 225, Pirassununga. Haverá emissão de certificados e os cursos integram o Programa USP Municípios.

Confira as opções de cursos:

Processamento mínimo de vegetais: teoria e prática

O programa do curso envolve noções de higiene industrial e segurança no processamento mínimo de vegetais, bem como sistemas de embalagem e vida de prateleira. O público-alvo é centrado em micros e pequenos empresários, além de potenciais empreendedores do ramo de processamento de vegetais.

Ministrante | Professor Rodrigo Petrus

Restrições alimentares: rotulagem e controle de contaminações

Com o objetivo de promover qualificação profissional, desenvolvimento econômico local e disseminar empreendedorismo, o curso explica sobre alergias alimentares, glúten, contaminação cruzada. Além de promover um guia para controle de alergênicos, aborda também a legislação de rotulagem. Como público-alvo estão empreendedores na área de alimentos e profissionais de controle de qualidade e P&D de indústrias.

Vagas | 40
Ministrante | Professora Andrezza Maria Fernandes

Elaboração de projetos para o setor alimentício

O curso envolve aprendizado acerca da identificação de ideias para negócios, análise de mercado de consumo, além de viabilidade econômica e gestão da qualidade. Destina-se a interessados em empreender no ramo alimentício em indústrias, food service, restaurantes, padarias, cafés e afins.

Vagas | 40
Ministrante | Professora Cynthia Ditchfield

Qualidade e processamento de pescado

Rendimento de espécies de pescado, produção de peixe defumado, elaboração de fishburguer e principais tecnologias de preservação estão entre os tópicos abordados pelo curso. Pretende atingir profissionais da área, comerciantes e pequenos empresários do setor de produção e comercialização do pescado, além de estudantes e demais interessados em conhecer as principais características do pescado.

Quando |  27 a 29 de agosto
Quanto | R$ 50,00
Ministrante | Professora Elisabete M. Macedo Viegas e professora Judite Lapa Guimarães

Comunicação interpessoal – um dos caminhos para o sucesso pessoal e de equipes

Para os interessados em melhorar suas habilidades de transmitir, receber e interpretar comunicações verbais e não verbais, este curso oferece introdução à programação neurolinguística, comunicação e processamento da informação, além de conceitos como assertividade.

Quando |  26 a 27 de agosto
Horários | 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas
Ministrante | Professora Vera Letticie de Azevedo Ruiz

Fundamentos de processos e operações de sistemas de tratamento de efluentes

Profissionais da área de saneamento e engenharia ambiental, além de operadores de estações de tratamento de efluentes, estudantes e demais interessados, irão conhecer os fundamentos de processos e operações de tratamento de efluentes e sua caracterização.

Quando |  26 a 30 de agosto
Horários | 19 às 22 horas
Ministrantes| Professores Giovana Tommaso, Rogers Ribeiro e Tatiana C. Sanches

Produção de queijos: teoria e prática

O programa do curso está baseado em tecnologias que podem ser aplicadas para o processamento dos queijos, práticas e parâmetros de qualidade de queijos. Destina-se a  profissionais da área, comerciantes e pequenos empresários do setor de produção de queijos, além de estudantes e demais interessados.

Quando |  26 a 28 de agosto
Horários | Dia 26: 8 às 12 horas; Dias 27 e 28: 8 às 12 horas e 13 às 15 horas.
Quanto | R$ 50,00
Ministrantes | Professores Ana Maria Centola Vidal e Arlindo Saran Netto e Mestre queijeira Silvia Elaine Trepador

Boas práticas na manipulação e processamento de alimentos

Casos de surtos de tóxico-infecções alimentares; situações de perigos relacionados aos alimentos e ferramentas de prevenção são parte dos tópicos abordados pelo curso. Manipuladores de alimentos, estudantes de colégios técnicos e interessados em conhecer sobre o tema compõem o público alvo das aulas.

Quando |  26 a 28 de agosto
Horários | Dias 26 a 28: 19 às 22 horas; Dias 27 e 28: 14 ás 17 horas
Ministrante | Professora Marta Mitsui Kushida

Mais informações: (19) 3565-4390 (das 7 às 14 horas), e-mail usp.municipios@usp.br