
Manhã com Bach - USP
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Manhã com Bach #91: Cantata expressa a esperançosa visão cristã da morte
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach

Manhã com Bach #90: Lutero exerceu forte influência na música e no pensamento de Bach
Duas cantatas preservadas do compositor celebram a Reforma Religiosa do século 16, ocorrida há 504 anos

Manhã com Bach #89: Concertos para Cravo de Bach deram origem a novo gênero musical
Obras prevaleceram sobre o “Concerto de Brandenburgo Número 5”, o primeiro a fazer do cravo instrumento solista

Manhã com Bach #88: Concerto para cravo reproduz o “Concerto de Brandenburgo Número 4”
Obra é transcrição para teclado de uma das famosas peças dedicadas ao margrave Christian Ludwig

Manhã com Bach #87: Concertos para Cravo têm como modelo obras anteriores de Bach
Composições são transcrições de peças originalmente escritas para oboé e violino, algumas hoje perdidas

Manhã com Bach #86: Concertos para Cravo fizeram o deleite da burguesia de Leipzig
Obras foram criadas na década de 1730 e exibidas nas reuniões do Collegium Musicum daquela cidade da Saxônia

Manhã com Bach #85: Única obra de Bach para flauta solo tem características do violino
Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”

Manhã com Bach #84: “Cântico de Maria” é base de cantata criada em 1724
Registrado no “Evangelho de Lucas”, “Magnificat” foi musicado por Bach para tradicional festa luterana

Manhã com Bach #83: “Corais Schübler” pertencem à fase final da carreira de Bach
Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler

Manhã com Bach #82: “Jesus, Alegria dos Homens” é um coral de cantata criada em 1723
Último movimento da composição, obra tem melodia de Johann Schop e letra de Martin Jahn

Manhã com Bach #81: “Livrinho” para Anna Magdalena Bach inclui árias e uma canção
Volume 2 da obra traz música para soprano que era cantada pela esposa de Bach nas reuniões privadas da família

Manhã com Bach #80: “Livrinho” para Anna Magdalena Bach reúne obras de diferentes autores
Volume 2 do livro dedicado por Bach à esposa inclui músicas de François Couperin e Christian Petzold

Manhã com Bach #79: “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” traz obras inacabadas
Datado de 1722, primeiro volume da obra inclui peças curtas que não foram concluídas por Bach

Manhã com Bach #78: “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” tem dois volumes
Obra dedicada por Bach à esposa contém duas “Suítes Francesas” completas e composições curtas

Manhã com Bach #77: “Cantata dos Camponeses” inclui danças e canções do folclore alemão
Composição mostra a estreita relação de Johann Sebastian Bach com a cultura popular

Manhã com Bach #91: Cantata expressa a esperançosa visão cristã da morte
“Ich habe genug”, “Eu tenho o bastante” (BWV 82), é uma das mais profundas obras de Johann Sebastian Bach

Manhã com Bach #90: Lutero exerceu forte influência na música e no pensamento de Bach
Duas cantatas preservadas do compositor celebram a Reforma Religiosa do século 16, ocorrida há 504 anos

Manhã com Bach #89: Concertos para Cravo de Bach deram origem a novo gênero musical
Obras prevaleceram sobre o “Concerto de Brandenburgo Número 5”, o primeiro a fazer do cravo instrumento solista

Manhã com Bach #88: Concerto para cravo reproduz o “Concerto de Brandenburgo Número 4”
Obra é transcrição para teclado de uma das famosas peças dedicadas ao margrave Christian Ludwig

Manhã com Bach #87: Concertos para Cravo têm como modelo obras anteriores de Bach
Composições são transcrições de peças originalmente escritas para oboé e violino, algumas hoje perdidas

Manhã com Bach #86: Concertos para Cravo fizeram o deleite da burguesia de Leipzig
Obras foram criadas na década de 1730 e exibidas nas reuniões do Collegium Musicum daquela cidade da Saxônia

Manhã com Bach #85: Única obra de Bach para flauta solo tem características do violino
Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”

Manhã com Bach #84: “Cântico de Maria” é base de cantata criada em 1724
Registrado no “Evangelho de Lucas”, “Magnificat” foi musicado por Bach para tradicional festa luterana

Manhã com Bach #83: “Corais Schübler” pertencem à fase final da carreira de Bach
Peças para órgão foram publicadas em 1747 pelo ex-aluno de Bach e editor Johann Georg Schübler

Manhã com Bach #82: “Jesus, Alegria dos Homens” é um coral de cantata criada em 1723
Último movimento da composição, obra tem melodia de Johann Schop e letra de Martin Jahn

Manhã com Bach #81: “Livrinho” para Anna Magdalena Bach inclui árias e uma canção
Volume 2 da obra traz música para soprano que era cantada pela esposa de Bach nas reuniões privadas da família

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Volume 2 do livro dedicado por Bach à esposa inclui músicas de François Couperin e Christian Petzold

Manhã com Bach #79: “Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach” traz obras inacabadas
Datado de 1722, primeiro volume da obra inclui peças curtas que não foram concluídas por Bach

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Obra dedicada por Bach à esposa contém duas “Suítes Francesas” completas e composições curtas

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