Manhã com Bach #85: Única obra de Bach para flauta solo tem características do violino

Técnicas violinísticas são adaptadas para o instrumento de sopro no primeiro movimento da “Partita em Lá Menor”

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #85: Única obra de Bach para flauta solo tem características do violino
/

A Partita para Flauta em Lá Menor (BWV 1013) é a única obra de Bach para flauta solo preservada. O primeiro movimento, alemanda, tem características próprias de um instrumento de cordas, como o violino, transplantadas para a flauta. Com movimentos muito rápidos, é o flautista que tem que inserir pausas para respirar, que não estão dadas na partitura.

Essa obra foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 25 e 26 de setembro de 2021. O programa exibiu ainda a Sonata para Flauta e Cravo em Si Menor (BWV 1030) e a cantata Was soll ich aus dir machen, Ephraim?, “O que devo fazer de ti, Efraim?” (BWV 89).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.