Manhã com Bach #84: “Cântico de Maria” é base de cantata criada em 1724

Registrado no “Evangelho de Lucas”, “Magnificat” foi musicado por Bach para tradicional festa luterana

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #84: "Cântico de Maria" é base de cantata criada em 1724
/

Registrado no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, o Magnificat – o cântico pronunciado por Maria – foi utilizado por Bach como base para sua cantata Meine Seele erhebt den Herren, “Minha alma exalta o Senhor” (BWV 10). Ela foi apresentada pela primeira vez no dia 2 de julho de 1724, em Leipzig, para celebrar a Festa da Visitação de Maria, tradicional evento do calendário da Igreja Luterana, a que Bach pertencia.

Essa cantata foi exibida no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 18 e 19 de setembro de 2021. O programa mostrou também o coral Aus tiefer Not schreie ich zu dir, “Da profunda necessidade eu clamo a ti” (BWV 687), para órgão, e a Trio Sonata em Sol Maior (BWV 1039), para flauta e contínuo (cravo e violoncelo).

Além da cantata Meine Seele erhebt den Herren, Bach usou o mesmo texto do Evangelho de Lucas para compor o monumental Magnificat em Ré Maior (BWV 243).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.